terça-feira, 24 de julho de 2012

Quais brasileiros merecem atenção nas Olimpíadas de Londres?

A nossa nação sempre revela boas surpresas em Jogos Olímpicos. Faltando três dias para a cerimônia de abertura no Estádio Olímpico de Londres, preparei uma breve lista com as modalidades que podem ter brasileiros no pódio.

Atletismo: Fabiana Murer no salto com vara é um bom nome. Marilson dos Santos terá que suar muito para superar os quenianos na maratona.

Boxe: Everton Lopes (até 64kg) e Esquiva Florentino Falcão (até 75kg) apontam como favoritos em suas categorias.

Futebol (masculino): “Jogamos como nunca, perdemos como sempre”. A frase geralmente é usada pela Seleção Mexicana, mas também cabe à nossa Seleção sub-23. Sempre favorita, os jovens tentam o primeiro ouro olímpico. Em 2012, contamos com atletas que são destaques em seus clubes: Neymar, Ganso, Lucas Moura, Alexandre Pato, Oscar e Leandro Damião são apenas alguns dos nomes convocados por Mano Menezes. Por outro lado, é bom ficar de olho nas fortes equipes da Espanha, do Uruguai e dos anfitriões britânicos.

Futebol (feminino): A prata em Atenas e Pequim está preso na garganta. Formiga, Cristiane e a craque Marta estavam nos fracassos anteriores e agora tentam mais uma vez a redenção. Eu não sou muito adepto do futebol feminino, exceto se a Hope Solo, goleira dos EUA, estiver em campo.

Ginástica: Eu aposto em um bom desempenho de Arthur Zanetti (argolas), Diego Hypolito (solo) e Jade Barbosa (salto). Mas é bom ter cuidado com o excesso de fichas apostadas, como aconteceu com Daiane dos Santos em Atenas.

Hipismo: Depois do ouro no salto individual em 2004 e do doping identificado no cavalo Rufus em 2008 será que vai, Rodrigo Pessoa? Eu confio.

Judô: Talvez seja a principal esperança de ouro para o Brasil. A dupla Leandro Guilheiro (até 81kg) e Mayra Aguiar (até 78kg) fazem a frente da delegação. Leandro Cunha (até 66kg), Tiago Camilo (até 90kg), Sarah Menezes (até 48kg) Érika Miranda (até 52kg) e Rafaela Silva (até 57kg) também são ótimos nomes e podem pintar no topo do pódio. É uma modalidade que me agrada desde o tempo de Aurélio Miguel. O gaúcho João Derly, que recentemente se aposentou, também ganhou a minha torcida, mesmo com a eliminação precoce em Pequim. Que os ippons nos tragam conquistas em Londres!

Natação: César Cielo é o grande nome dos 50m e 100m livre. Ouro em 2008, ele deve repetir o feito em Londres com certa folga. Quem sabe o Thiago Pereira, em 200m e 400m medley.

Vela: Multicampeões na vela, Torben Grael e Robert Scheidt não podem ficar de fora desta lista. É a modalidade que mais rendeu medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos: 16 no total. Seis delas de ouro.

Vôlei (masculino e feminino): As chances são grandes nas duas categorias. A hegemonia do vôlei masculino ainda remanesce, embora Sérvia, Rússia e Polônia possam assustar. Já para as meninas, os embates mais esperados são contra China, EUA e Itália. Mesmo assim, acredito em dois ouros.

Vôlei de Praia: Brasil = Praia. A principal imagem que os gringos têm de nosso país são também grandes expectativas de pódio. Nas areias, a duplas Alison-Emanuel e Larissa-Juliana vêm brilhando e são os grandes favoritos.

Esses são os principais expoentes, em minha opinião. Algumas zebras podem aparecer, como o basquete, o remo, além de mais representantes nas lutas, natação e atletismo. Ficamos na torcida para que fiquemos bem posicionados no quadro de medalha e nossos atletas façam bonito na Terra da Rainha.

Até a próxima!
Lucas Padilha - Jornalista