sexta-feira, 16 de setembro de 2011

QUE FASE...



Uma observação que se ouve com frequência a cada final de uma formatura é: a universidade é a melhor fase da vida. Essa conclusão acontece quando o jovem não mais “formando” e sim “formado”, depara-se com o desafio de enfrentar o mundo como um novo profissional, que disputa um espaço no competitivo mercado de trabalho.

Não sei se o tempo da universidade é o melhor, mas sem dúvida, é um dos melhores. Esse é um período em que dá para errar, afinal de contas, você está ainda experimentando várias coisas, muitas delas são novidades e esse mundo universitário precisa ser vivido em todas as suas dimensões. É tudo muito bom. Gente diferente, bonita, cabeças cheias de ideias, sonhos, muita imaginação, professores descolados e claro, O MAIS IMPORTANTE: responsabilidade de estudar.

A galera que está prestes a entrar nesse mundo novo tem uma ansiedade de chegar logo. Há um vestibular se aproximando. Depois começa uma nova fase na vida estudantil que é, enfim, a universidade...

Então, para chegar lá, é preciso fazer a coisa certa. Primeiro dar jeito de concluir o ensino médio, passar em todas as disciplinas, pegar o canudo e bola pra frente. O que não dá é atropelar as coisas e fazer tudo pela metade. Essa é a fase em que tudo deve ser bem encaminhado. Cabeça no lugar , olho no futuro e uma nova FASE.

João Verissimo – Jornalista

verissimo@unicruz.edu.br

quarta-feira, 14 de setembro de 2011


“Só acredito no semáforo

Só acredito no avião

Eu acredito no relógio

Acredito no coração”


Esses versos, da música “Semáforo”, da banda mato-grossense Vanguart (foto), não saíam da minha cabeça há uns três ou quatro anos. Porque, estranhamente, faziam pleno sentido. Tanto que essa e as outras músicas do primeiro disco do Vanguart bateram a marca dos 112 dias consecutivos no meu iPod – um dos recordes, até então.

Semanas atrás, o Vanguart, que é da improvável Cuiabá e faz um rock alternativo meio folk, meio rural (leia-se: muitos violões), lançou seu segundo disco, com o belo e sugestivo título “Boa parte de mim vai embora”. Muitas músicas falam de sentimentos como perdas, saudade, mas não chega a ser um disco deprê, apesar de versos assim:


"Fui sozinho o meu caminho

Quem ia cuidar de mim melhor que eu?”


Como não poderia deixar de ser a esta altura do campeonato, a banda disponibilizou o álbum gratuitamente na internet (facebook.com/vanguartoficial). Com um click e em alguns minutos, “Boa parte de mim vai embora” vai alojar-se em algum canto do seu computador, esperando para ser ouvido com um pouco de atenção e sem preconceitos. Vai que você acaba gostando!? Afinal, quem foi que disse mesmo que só o que toca na TV e no rádio é que é bom?


Aproveitando o gancho, banda que também merece ser descoberta neste Brasil inteiro é o amazônico Los Porongas, do distante e insuspeitado Acre. Lançou há pouco “O segundo depois do silêncio”, nada menos que um discaço de rock. Tudo que você precisa está em losporongas.com.br.


Ricardo Bonfanti

Jornalista - NIC

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mais uma vez o descarte de lixo

O descarte e depósito incorreto de lixo estão entre os grandes problemas ambientais. Há alguns anos a moda dos contêineres no lugar das lixeiras tem causado polêmica nas cidades que adotaram, porém se a população se adaptar ele é eficiente e com frequência vemos casos de depredação na mídia.

Mais uma vez a questão ambiental é relacionada à conscientização. Um contêiner para lixo orgânico deve receber apenas lixo orgânico. O contêiner não separa, isso é tarefa da população.

O benefício, destacado pelas prefeituras e empresas, é a limpeza das cidades, já que o lixo é depositado no interior dos “baús”. Além do recolhimento, realizado menos vezes, já que, na teoria, suporta um volume maior.

A principal dúvida é a eficiência para reutilização dos materiais recicláveis, depois de compactados, função do contêiner, dificilmente algum material poderá ser reutilizado.

Em Cruz Alta por exemplo, onde existe associações de catadores, falta apoio da população, se o poder público não toma iniciativa de implantar a coleta seletiva, cabe a sociedade estar à frente da ideia. Cada um fazer sua parte é a bandeira do ecologicamente correto e para desenvolver a sociedade.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Desafio Papo Cabeça – confira as equipes classificadas

Depois do quiz, dos jogos e do vídeo é chegada a hora de conhecermos quais são as oito equipes classificadas para a etapa final da gincana.

A competição foi acirrada e o resultado é o seguinte:
1ª classificada: Equipe Amendobobos da Escola Annes Dias (Cruz Alta) – 785 pontos;
2ª classificada: Equipe Metamorfose da Escola Dr.Ruy Piegas Silveira (Espumoso) – 775 pontos;
3ª classificada: Equipe Ladonis da Escola Sinodal (Ibirubá) – 760 pontos;
4ª classificada: Equipe Barométricos da Escola Dionísio Chassot (Tapera) – 740 pontos;
5ª classificada: Equipe Neurônioseemat da Escola Arroio do Tigre (Arroio do Tigre) – 735 pontos;
6ª classificada: Equipe Os Akinators do Colégio Blau Nunes (Santa Bárbara do Sul) – 650 pontos; 7ª classificada: Os Haletos da Escola Margarida Pardelhas (Cruz Alta) – 645 pontos;
8ª classificada: Gandrena da Escola Adão Seger (Selbach) – 630 pontos.

As oito equipes estão classificadas para a segunda etapa do Desafio Papo Cabeça Unicruz, o Programa na Unicruz TV.
A equipe que ficou com a melhor pontuação, em 1º lugar, já ganha prêmios:
- uma mochila personalizada para cada integrante e uma filmadora para a escola.

No decorrer da semana, todas as equipes participantes receberão por e-mail o gabarito do Quiz e a pontuação em cada uma das provas.