sexta-feira, 16 de setembro de 2011

QUE FASE...



Uma observação que se ouve com frequência a cada final de uma formatura é: a universidade é a melhor fase da vida. Essa conclusão acontece quando o jovem não mais “formando” e sim “formado”, depara-se com o desafio de enfrentar o mundo como um novo profissional, que disputa um espaço no competitivo mercado de trabalho.

Não sei se o tempo da universidade é o melhor, mas sem dúvida, é um dos melhores. Esse é um período em que dá para errar, afinal de contas, você está ainda experimentando várias coisas, muitas delas são novidades e esse mundo universitário precisa ser vivido em todas as suas dimensões. É tudo muito bom. Gente diferente, bonita, cabeças cheias de ideias, sonhos, muita imaginação, professores descolados e claro, O MAIS IMPORTANTE: responsabilidade de estudar.

A galera que está prestes a entrar nesse mundo novo tem uma ansiedade de chegar logo. Há um vestibular se aproximando. Depois começa uma nova fase na vida estudantil que é, enfim, a universidade...

Então, para chegar lá, é preciso fazer a coisa certa. Primeiro dar jeito de concluir o ensino médio, passar em todas as disciplinas, pegar o canudo e bola pra frente. O que não dá é atropelar as coisas e fazer tudo pela metade. Essa é a fase em que tudo deve ser bem encaminhado. Cabeça no lugar , olho no futuro e uma nova FASE.

João Verissimo – Jornalista

verissimo@unicruz.edu.br