quinta-feira, 14 de julho de 2011

DESAFIO PAPO CABEÇA- Disputa acirrada entre as equipes marca primeira fase

Encerrou na última quarta-feira (13), a fase inicial do Desafio Papo Cabeça da Universidade de Cruz Alta. Nesta primeira fase do Desafio, as cerca de 30 escolas inscritas responderam a um “Quiz” de quatro perguntas diárias, durante cinco dias.

Conforme os organizadores até agora as equipes demonstraram estar afiadas nas atividades que exigiram raciocínio lógico, interpretação e conhecimentos gerais. “Nada está definido, já que o desempenho foi alto. De um modo geral as equipes estão parelhas.”, revelou o publicitário Jeison Costa, da Comissão Organizadora.

A segunda fase desta primeira etapa do Desafio Papo Cabeça inicia a partir de agosto, com jogos on line. Para o encerramento da etapa o desafio às equipes será a produção de um vídeo. As oito equipes que mais pontuarem nesta etapa passam para a segunda parte do Desafio, que consiste em um programa de tv, que será exibido pela Unicruz TV.

Mundo tem novo país

Sempre é bom estarmos bem informados sobre todos os assuntos da atualidade. Sobretudo quando o assunto é a nova geografia do mundo, que pode ser assunto quente para as questões de Geografia e História no vestibular ou, até mesmo, ser tema de redação. Para você não “pagar mico” preparei algumas informações sobre o mais novo país do mundo: o Sudão do Sul.

O Sudão do Sul foi criado em 9 de julho de 2011. O Sudão do Sul, cuja capital é Juba, foi considerado o primeiro país a declarar sua independência no século XXI. Um hábito bastante estranho chama atenção na capital deste País: o hábito de seus habitantes beber sangue de boi, prática considerada nefasta no Sudão do Norte, motivo de muitos conflitos.

A independência do Sudão do Sul veio após anos de conflitos sangrentos. O norte, de maioria islâmica, tentava impor que o Sudão do Sul, de maioria cristã, usasse burca para tentar conter o surto de AIDS, o que gerou um conflito de 50 anos.

O novo país é rico em petróleo e seu presidente é Salva Kiir.

Se prepare para o ENEM com simulado virtual

Se você vai prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 22 e 23 de outubro, a Universia, portal especializado em ensino superior, preparou um simulado virtual com as provas de 2009 e 2010.Para ter acesso o endereço é http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2011/07/08/844138/vai-prestar-enem-2011-estude-com-as-provas-oficiais.html.


A dica é bem interessante porque o Simulado conta com um relógio que marca o tempo levado para realizar toda a prova, que vai ajudar você a controlar o período gasto para a realização do Enem. Durante a simulação virtual, assim como no exame, o estudante não poderá assinalar mais do que uma alternativa por questão.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tela OLED - que novidade é essa?


Estamos sendo bombardeados por novidades tecnológicas que invadem nosso dia a dia com mensagens que nos encantam, enchem nossos olhos, falam de alta definição, e muitas vezes usam termos que não fizemos a menor ideia do que significam. Os novos aparelhos de televisão, por exemplo, são um destaque. Pense em quantas características e funções foram agregadas nos últimos meses a este eletrodoméstico e de quantos desses termos nós temos a clara noção do que realmente significam.

A novidade da hora é a TV de LED (Light Emitting Diode = Diodo Emissor de Luz). Na verdade, o princípio da tv de LED é muito similar ao da tv de LCD. Os aparelhos de LCD têm uma lâmpada de luz branca e brilhante (backlight), cuja luminosidade é filtrada pelos cristais líquidos da tela. É de se esperar que o branco quando emitido pela tela não seja tão branco assim, pois o cristal líquido não consegue deixar passar completamente a luz branca emitida pelo backlight, e o preto não é tão preto, pois o mesmo cristal líquido não consegue reter completamente a passagem da mesma luz branca para gerar a ausência total de luz na tela. Não estou dizendo que os aparelhos são ruins. Muito pelo contrário. São ótimos, mas essa característica do branco mais puro e do preto mais intenso (maior contraste) são os principais ganhos das TVs de LED.

Os aparelhos de LED geram imagens formadas por milhares de lâmpadas independentes que se acendem para emitir diferentes cores. Como os LEDs são independentes, eles têm a capacidade de gerar um branco muito mais puro, pois a luz produzida por eles não encontra barreiras durante sua emissão; e o preto é muito intenso, pois para gerar essa cor (ou ausência de cor) basta que os LEDs se desliguem. Para formar imagens, cada LED simplesmente emite uma cor que se soma às cores emitidas por todos os demais LEDs. O resultado é uma gama de cores mais rica (mais fieis), melhor contraste, consequentemente, melhor resolução. Outra vantagem é a economia de energia, que pode chegar a 40% em relação à TV de LCD, sem falar que os aparelhos de LED são muito mais finos.

Contudo, a grande novidade mesmo é a tela de OLED (Organic Light Emitting Diode). Extremamente versátil, essa tecnologia já vem sendo empregado em aparelhos de televisão, bem como em leitores digitais e consoles portáteis.

Como assim, orgânico?

Você se lembra o que aprendemos em nossas aulas de química? Orgânico é tudo aquilo que possui carbono em sua composição. Isso mesmo: LEDs compostos por camadas de compostos carbônicos. Quando estimulados, esses LEDs emitem luz em milhares de cores com tanta potência que dispensam a utilização de backlights. Assim, as telas OLEDs são ainda mais finas, pois camadas do aparelho passam a ser desnecessárias.

PRINCIPAIS VANTAGENS
- Telas tão finas que parecem mais uma folha de papel;
- Contraste de verdade. Sem luz de fundo, o preto mantém o princípio de ser formado com LEDs que se apagam. A tela não emite nada de luz para gerar o preto – assim se tem o preto total;
- Um dos principais problemas das TVs de LCD e Plasma é o ângulo de visão reduzido. Em muitos aparelhos com essas tecnologias, assistir um pouco fora do centro do aparelho gera uma grande perda de definição. Com as telas OLED isso não acontece;
- Já pensou poder torcer uma tela sem que ela se quebre? A tecnologia OLED permite produzir aparelhos que com esse recurso. Composta por lâminas plásticas ou metálicas, também pode produzir telas transparentes, o que dá aos aparelhos uma aparência bastante futurista.

Para saber mais acesse:
http://bloglge.com.br/2010/09/28/tv-oled-o-futuro-da-tecnologia-nas-tvs/
http://www.clickatualidade.com.br/

Até a próxima.

Jeison Costa – Publicitário
jertel@unicruz.edu.br

terça-feira, 12 de julho de 2011

Unicruz prepara VI Feira das Profissões





Já está confirmada para os dias 26 e 27 de outubro a VI Feira das Profissões da Universidade de Cruz Alta. Nesta edição do evento, mais uma vez, a visitação será nos turnos da manhã e noite e a Comissão Organizadora promete muitas novidades, que serão espalhadas por toda extensão do Campus Universitário.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Tricô ou crochê?

Daí! Friaca né? Pois é, com todo este friozão não poderia deixar de comentar a moda inverno 2011 que pegou, literalmente, da cabeça aos pés. De crochê ou tricô, as boinas e as polainas, que por sua vez fizeram moda na década de 80, invadiram as ruas este ano, e não importa o look, esportivo ou social, elas caem bem.


Ah! Claro não podemos deixar de lado os cachecóis e echarpes, que estes nunca saem de moda, e cada ano vêm com modelos de estampas, tecidos e amarrações diferentes.

Então vai a dica... escolha as cores e detalhes dos seus acessórios e marque um horário na agenda da vovó para começar a produção de vários modelitos.

Até a próxima! Um grande abraço!

Aline Goularte - Publicitária
agoularte@unicruz.edu.br

A Rede Social na Vida Social


E aí pessoal! Vamos para mais um Luz, Câmera, Ação?

Falando novamente em cinema, vocês já assistiram A Rede Social? Talvez ainda não tenham visto, mas acessam diariamente o Facebook. Estou certa? Pois é, o filme em questão mostra a história real de Mark Zuckerberg, um jovem analista de sistemas graduado em Harvard, que tem uma grande ideia e dedica-se exclusivamente a ela: a criação de uma rede social diferenciada, o famoso, e popular no mundo todo, Facebook. Essa criação faz de Mark um jovem bilionário, mas complica sua vida social, prejudicada pela sua dedicação extrema ao profissional e por acusações de roubo de ideia, entre outras. Bem, não vou contar tudo, porque temos que deixar um suspense para quem ainda não viu né?

De qualquer forma, o que mais chamou minha atenção nesse filme não foram as dúvidas sobre a conduta de Zuckerberg, mas a persistência dele no Projeto do Face e sua quase que total abdicação da vida social para desenvolvê-lo. Enquanto todos os colegas, tão jovens quanto ele, curtiam a vida na faculdade, ele ficava isolado no seu mundo, trabalhando no seu projeto, navegando na rede.

Isso me fez pensar na vida de hoje, na vida em um contexto geral, não somente daqueles do ramo da informática. E nós? O que estamos fazendo? Quanto tempo ficamos na internet conversando com os amigos pelo msn ou qualquer outra forma de comunicação virtual? Passamos mais tempo na frente do computador ou batendo um bom papo ao vivo com a parceria? Será que a rede social facilita ou prejudica a vida social?

Muitas pessoas dizem que prejudica, pois ficam horas navegando em uma vida de solidão, na qual os únicos companheiros são o computador e, quem sabe, um animal de estimação. Elas acabam em total isolamento, perdendo inclusive o ânimo para amizades ou relacionamentos reais. Mas, será que um amigo que conhecemos na internet, ou até um namorado (a), não é real? Eles não acabam também, mesmo que de longe, oferecendo um ombro virtual amigo?

Pois é, temos também o grupo que defende que as redes sociais aproximam as pessoas, pois nelas mantemos contato com conhecidos que não vemos há muito tempo, também, pessoas tímidas, que jamais teriam coragem de mostrar sua personalidade ao vivo, acabam tendo uma chance de conquistar amizades na internet. Além disso, elas facilitam a comunicação na vida pessoal e no trabalho, pois são formas sem custo de manter contato.

E você, o que acha disso? Estar numa rede social é, ou não, uma forma legal de se comunicar com as pessoas?

Zuckerberg espera que a resposta seja positiva, mas o ideal é sempre manter um certo equilíbrio, tanto em termos de vida social - rede social quanto nas questões que dizem respeito à busca de nossos objetivos, a corrida na luta pelas nossas ideias. Persistir como Zuckerberg é importante, mas fazer das pessoas um degrau para a conquista dos nossos sonhos não é legal. Para resumir o que penso sobre isso, fica ai uma frase para reflexão: a sua personalidade pode abrir portas, mas somente o seu caráter vai mantê-las abertas. Não localizei o autor dela para citar, mas ele está de parabéns.

Então é isso!

Até a próxima pessoal!

Grande abraço

Mariana de Oliveira Wayhs – Publicitária
mawayhs@unicruz.edu.br