As outras perguntas necessárias são: E você lê algum jornal? Que tipo de informação? Você olha que tipo de programa na TV? Em algum momento há interesse em saber alguma notícia? E que tipo de notícia? No rádio, somente música? Na internet, somente orkut, facebook e MSN?
Quem reclama do desinteresse do jovem em buscar outras informações além do próprio interesse, tem razão? Talvez sim, talvez não.Claro que tem muita gente que não ta nem aí para o que acontece ao seu redor. Não dá a mínima para noticiários, informações que dizem respeito à vida de cada um, como política, economia, educação, entre outras.Refugiam-se no próprio mundo e não saem dele. Mas, como em tudo, é importante também dizer que, por outro lado, tem sim uma galera interessada em outros temas.Está ligada na política, no que dizem os jornais, nos noticiários da TV e, mais que isso, sabe o significado de uma notícia que, embora venha pronta, tem de forma implícita vários outros significados. De qualquer forma, precisamos reconhecer que o segundo grupo é menor e até escasso.
Não será o caso então de, aos poucos, os jovens começarem dar menos motivos para queixas e engordar o grupo que, por enquanto, é minoria? Estar ligado no que acontece por aí é muito importante para formar uma opinião a respeito das coisas. Sem contar que as Atualidades estão presentes em propostas de redação nos Vestibulares e vários outros concursos. Por isso, fique ligado e faça bonito! A internet é uma ótima ferramenta para isso, tem uma linguagem dinâmica e um ótimo fluxo de informações.
Fica então a dica! Até a próxima!
João Veríssimo
Jornalista
Coordenador NIC
verissimo@unicruz.edu.br