sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Meio Ambiente e as disciplinas

Estudar o meio ambiente não é só atividade da disciplina de Geografia já que ele tem influência em todas as atividades da sociedade. O ecossistema influencia no desenvolvimento da região, bem-estar da sociedade e também na Economia.

Assisti esses dias o “Globo Ecologia” que passa no sábado, às 6h e 45min, na rede Globo, uma reportagem especial sobre pesquisas do ramo da História ligadas ao meio ambiente. Foi mostrado um levantamento histórico da cidade do Rio de Janeiro, desde a chegada dos portugueses até pouco depois da “cidade maravilhosa” deixar de ser capital do Brasil através das modificações da Natureza no local.

Uma das pesquisas que mais me chamou atenção foi um estudo sobre a Baía da Guanabara. O “desenvolvimento” da área com a chegada da população, construção de casas, depósito de lixo e esgoto, afetou o ambiente e também foram descobertas curiosidades como uma área que tinha terra mais escura e localizadas nestes locais, antigas minas de carvão.

Ainda sobre a Baía, foram feitas pesquisas a partir da coleta de amostras de água nos diversos pontos. Com as amostras (e um estudo aprofundado de Biologia) foi possível identificar os locais de maior poluição, as causas e o que era preciso ser feito para mudar o futuro. Portanto, são diversos aspectos detectados através das mudanças no ambiente.

Mas mesmo assim, vocês percebem que o “meio ambiente” na maioria das vezes só tem destaque no noticiário em catástrofes? Enchentes, secas, terremoto e vazamento de óleo...Claro, tem programas sobre o tema, além do Ecologia, o “Cidades e Soluções”, da Globo News, mas em geral não é comentado.

Então, deixo a dica, quem é ligado nas temáticas ambientais pode, em qualquer profissão que escolher, lutar em prol do meio ambiente, a principal lição é que cada um fazendo sua parte pode ajudar o planeta. Sendo Arquiteto ou Engenheiro pode projetar “produtos” ecologicamente corretos, jornalista trabalhar até mesmo em ONGs, Advogados defender a preservação ambiental, Médicos, Dentistas procurar sempre poluir menos, utilizar materiais menos prejudiciais e descarta-los da forma correta, percebendo um outro lado, o das consequências em cada escolha!

Este foi meu último post por aqui, espero que tenham gostado tanto quanto eu, mas agora vou seguir meu caminho, mantendo atenção nas ações para preservar o meio ambiente. Acompanhem o Desafio Papo Cabeça! Bom vestibular, boa sorte, saúde, paz e amor para vocês!





Olá pessoal!


Hoje não trago nenhuma novidade, nenhum lançamento, apenas uma questão: o que você considera um sonho possível?
Modificar uma realidade de forma profunda, mudar a vida de alguém, é algo possível ou pouco provável?


Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock) não ficou indiferente à realidade de Michael Oher (Quinton Aaron), filho de mãe viciada que não tinha onde morar, no filme “Um sonho possível”. Vendo-o andar sozinho em direção a um ginásio em uma noite de chuva para buscar abrigo, a família dela convida Michael para passar a noite em sua mansão, o que não esperavam é que isso mudaria profundamente a vida de ambos.


Além de acabar integrando a família, ele torna-se um astro do futebol americano, e tudo isso acontece devido ao seu talento e a pessoas que acreditaram nele, que deram a oportunidade para que mostrasse suas qualidades. E essa é uma história baseada em fatos reais.


É certo que nos dias atuais vivemos desconfiados das pessoas, mergulhamos no nosso mundo particular, buscamos nele proteção e comodidade, mas para melhorar a vida de alguém não precisamos, necessariamente, agir como a família Tuohy.


Existem tantas maneiras simples de transformar os ambientes que nos cercam: dando uma chance para aquele colega que excluímos por ser diferente do que esperamos, elogiando as pessoas ao nosso redor, tratando todos como o mesmo respeito, sendo solidários com os que precisam de ajuda.


As formas de promover uma Corrente do Bem são infinitas, é necessário apenas boa vontade!


José Saramago, um grande escritor Português, disse um dia:


“Se tens um coração de ferro, bom proveito.
O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia”.


Que o nosso coração seja de carne como o dele e que sangre sim, que seja capaz de sofrer até mesmo por quem nem conhecemos pessoalmente e esteja aberto para promover coisas boas.


Pensem nisso pessoal!


Grande abraço


Mariana de Oliveira Wayhs – Publicitária
mawayhs@unicruz.edu.br