sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Meio Ambiente e as disciplinas

Estudar o meio ambiente não é só atividade da disciplina de Geografia já que ele tem influência em todas as atividades da sociedade. O ecossistema influencia no desenvolvimento da região, bem-estar da sociedade e também na Economia.

Assisti esses dias o “Globo Ecologia” que passa no sábado, às 6h e 45min, na rede Globo, uma reportagem especial sobre pesquisas do ramo da História ligadas ao meio ambiente. Foi mostrado um levantamento histórico da cidade do Rio de Janeiro, desde a chegada dos portugueses até pouco depois da “cidade maravilhosa” deixar de ser capital do Brasil através das modificações da Natureza no local.

Uma das pesquisas que mais me chamou atenção foi um estudo sobre a Baía da Guanabara. O “desenvolvimento” da área com a chegada da população, construção de casas, depósito de lixo e esgoto, afetou o ambiente e também foram descobertas curiosidades como uma área que tinha terra mais escura e localizadas nestes locais, antigas minas de carvão.

Ainda sobre a Baía, foram feitas pesquisas a partir da coleta de amostras de água nos diversos pontos. Com as amostras (e um estudo aprofundado de Biologia) foi possível identificar os locais de maior poluição, as causas e o que era preciso ser feito para mudar o futuro. Portanto, são diversos aspectos detectados através das mudanças no ambiente.

Mas mesmo assim, vocês percebem que o “meio ambiente” na maioria das vezes só tem destaque no noticiário em catástrofes? Enchentes, secas, terremoto e vazamento de óleo...Claro, tem programas sobre o tema, além do Ecologia, o “Cidades e Soluções”, da Globo News, mas em geral não é comentado.

Então, deixo a dica, quem é ligado nas temáticas ambientais pode, em qualquer profissão que escolher, lutar em prol do meio ambiente, a principal lição é que cada um fazendo sua parte pode ajudar o planeta. Sendo Arquiteto ou Engenheiro pode projetar “produtos” ecologicamente corretos, jornalista trabalhar até mesmo em ONGs, Advogados defender a preservação ambiental, Médicos, Dentistas procurar sempre poluir menos, utilizar materiais menos prejudiciais e descarta-los da forma correta, percebendo um outro lado, o das consequências em cada escolha!

Este foi meu último post por aqui, espero que tenham gostado tanto quanto eu, mas agora vou seguir meu caminho, mantendo atenção nas ações para preservar o meio ambiente. Acompanhem o Desafio Papo Cabeça! Bom vestibular, boa sorte, saúde, paz e amor para vocês!