sexta-feira, 17 de junho de 2011

Fim de semana, Twitter e The Weeknd

O Twitter é uma das invenções internéticas mais interessantes dos últimos tempos, porque você pode “seguir” pessoas igualmente interessantes e descobrir coisas ainda mais interessantes. Foi pelo Twitter que eu conheci, por exemplo, o The Weeknd, escrito assim mesmo, um fim de semana sem um “e”. E não é mero clichê, mas talvez coincidência, ou não, o fato de um fim de semana ser o período mais, digamos, interessante para se descobrir o The Weeknd. Por isso, mãos à obra, ou dedos ao teclado, pois hoje é sexta-feira e o disco House of Balloons foi disponibilizado na internet para download grátis – pirataria legalizada.

Explico: o The Weeknd é uma banda ou um projeto musical liderado por um canadense chamado Abel Tesfaye. É o que se sabe. Nem as dúzias de matérias jornalísticas e críticas lincadas ao Twitter esclarecem e informam muito mais. Mas isso não é o mais importante. O mais importante é o som que o The Weeknd faz, e para falar sobre isso eu preciso, sim, recorrer ao Twitter. É lá que relataram que esse som é “um eletrônico contemporâneo cheio de R&B, com referências de dubstep e alguns momentos marcados por um acento soul inconfundível”. Assino embaixo.


Para além de qualquer definição, o The Weeknd é hoje, para mim, o som mais interessante para um fim de semana. Cada uma das nove faixas do disco parece encaixar-se perfeitamente a qualquer aresta de um pós-sono preguiçoso no meio da tarde, de um pré-jantar a dois sem luz de velas, de uma pós-festa inebriada entre amigos, não necessariamente nesta ordem.


Se você ficou curioso pelo The Weeknd, aproveite o fim de semana, procure o link no Twitter e prepare-se para ouvir algo por demais interessante.


Ou apenas veja este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=WjVtK_55vPM.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Fique atento! Inscrições abertas para Sistema de Seleção Unificada - Sisu

     Estão abertas até o dia 19 de junho (domingo) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com ingresso previsto para o segundo semestre de 2011. O SiSU oferta vagas em institutos de educação profissional, em universidades estaduais e federais. Na primeira edição de 2011, cerca de um milhão de alunos se inscreveram para 83 mil vagas.
     Para se cadastrar, o candidato deve acessar o endereço eletrônico: sisu.mec.gov.br. A inscrição é gratuita e exclusiva pela internet.
     Podem participar alunos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) referente ao ano de 2010 e tiveram nota acima de zero na redação. A primeira chamada está prevista para 22 de junho (quarta-feira). Os aprovados devem efetuar a matrícula em 27 e 28 de junho (segunda e terça-feira). Já a segunda chamada será divulgada em 2 de julho (sábado). Nesse caso, o prazo para matrícula é de 5 a 6 de julho (terça e quarta-feira).
    O Sisu oferta vagas em institutos de educação profissional, em universidades estaduais e federais. Na primeira edição de 2011, cerca de um milhão de alunos se inscreveram para 83 mil vagas.

Energias limpas

Há alguns dias fiquei muito feliz com a ideia de um grupo de acadêmicos paulistas, da Faculdade de Engenharia Industrial, a Fei, que projetaram geradores para serem colocados nos metrôs de São Paulo. A energia cinética produzida no movimento de cada catraca do metrô, por onde passam mais de um milhão de pessoas por dia, geraria energia limpa.

Falar de metrô parece um pouco distante, mas queria chamar atenção para falar das formas de captação de energia. Os alunos da Fei tiveram uma idéia simples e sustentável. “Energias limpas” não causam poluição, como o próprio nome diz e incluem as energias renováveis. O Brasil tem grande potencial de captação dessa energia retirada de fontes naturais, mas que, infelizmente, são pouco aproveitadas por aqui.

A energia solar é captada por painéis solares e transformada em energia elétrica ou mecânica, porém a instalação tem custo alto. Os países que mais investem são: Japão, Estados Unidos e Alemanha.

Para captar a energia eólica é preciso instalar turbinas nos cata-ventos. O movimento das turbinas gera energia elétrica que pode ser armazenada ou diretamente utilizada. O Brasil, segundo dados divulgados pelo Conselho Global de Energia Eólica, é responsável por quase metade da capacidade instalada na América Latina, mas representa só 0,38% do total mundial.

A energia hidrelétrica é a mais controvérsia de todas, produz energia sem poluir, mas para isso, é preciso armazenar grande quantidade de água. Esse alagamento de áreas prejudica a biodiversidade do local.

A menos conhecida é a energia geotérmica que é retirada do calor do interior da terra. A captação é feita através de uma usina geotérmica que gera eletricidade. Porém, é uma energia cara já que precisa de muito investimento financeiro e o aproveitamento é baixo.

E aí, será que temos, ou não, potencial no Brasil para desenvolver formas de captar energias limpas? De preferências, as duas primeiras neh?!