terça-feira, 5 de julho de 2011

Sustentabilidade


Depois daquela quase aula sobre as energias renováveis, hoje queria comentar sobre palavras. Mas não se preocupe, não será aula de português. É apenas uma palavra e como ela é usada: SUSTENTABILIDADE.

Falar do termo ficou comum e está na moda, porém, o significado é amplo. Sustentável é o que se sustenta seja em infraestrutura, financeiro, mas também de utilidade. É a forma como “usamos” nosso planeta e os bens naturais dele. A nossa alimentação pode ser sustentável se produzirmos o que vamos comer, mas alimentos orgânicos, o consumo pode ser sustentável se não poluir, não causar danos ao meio ambiente.

A questão da moda que falei no início, não foi de forma negativa, ao contrário, até porque a “indústria da moda” aderiu ao conceito. Algumas marcas já produzem calçados e roupas com produtos reutilizados e menos poluentes.

O problema é a banalização da palavra. Sustentabilidade é um conceito mas que pode ser aplicado no dia-a-dia. Produzir menos lixo, fazer a reciclagem, economizar água, evitar desperdício e aproveitar outras fontes de energia. A sustentabilidade é considerada o grande desafio do século porque requer conscientização. Agora devemos cuidar do planeta para melhorar a nossa vida e do futuro!

Quer saber mais sobre o tema? Separei dois links úteis:

http://www.revistasustentabilidade.com.br/

http://www.atitudessustentaveis.com.br/

e também um almanaque de práticas sustentáveis para fazer download:

http://www.iteia.org.br/textos/almanaque-de-praticas-sustentaveis

outra dica para quem é ligado nas questões ambientais é o Programa da Globo News – Cidades e Soluções, toda quarta, às 23:30.