quarta-feira, 14 de setembro de 2011


“Só acredito no semáforo

Só acredito no avião

Eu acredito no relógio

Acredito no coração”


Esses versos, da música “Semáforo”, da banda mato-grossense Vanguart (foto), não saíam da minha cabeça há uns três ou quatro anos. Porque, estranhamente, faziam pleno sentido. Tanto que essa e as outras músicas do primeiro disco do Vanguart bateram a marca dos 112 dias consecutivos no meu iPod – um dos recordes, até então.

Semanas atrás, o Vanguart, que é da improvável Cuiabá e faz um rock alternativo meio folk, meio rural (leia-se: muitos violões), lançou seu segundo disco, com o belo e sugestivo título “Boa parte de mim vai embora”. Muitas músicas falam de sentimentos como perdas, saudade, mas não chega a ser um disco deprê, apesar de versos assim:


"Fui sozinho o meu caminho

Quem ia cuidar de mim melhor que eu?”


Como não poderia deixar de ser a esta altura do campeonato, a banda disponibilizou o álbum gratuitamente na internet (facebook.com/vanguartoficial). Com um click e em alguns minutos, “Boa parte de mim vai embora” vai alojar-se em algum canto do seu computador, esperando para ser ouvido com um pouco de atenção e sem preconceitos. Vai que você acaba gostando!? Afinal, quem foi que disse mesmo que só o que toca na TV e no rádio é que é bom?


Aproveitando o gancho, banda que também merece ser descoberta neste Brasil inteiro é o amazônico Los Porongas, do distante e insuspeitado Acre. Lançou há pouco “O segundo depois do silêncio”, nada menos que um discaço de rock. Tudo que você precisa está em losporongas.com.br.


Ricardo Bonfanti

Jornalista - NIC