terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mais uma vez o descarte de lixo

O descarte e depósito incorreto de lixo estão entre os grandes problemas ambientais. Há alguns anos a moda dos contêineres no lugar das lixeiras tem causado polêmica nas cidades que adotaram, porém se a população se adaptar ele é eficiente e com frequência vemos casos de depredação na mídia.

Mais uma vez a questão ambiental é relacionada à conscientização. Um contêiner para lixo orgânico deve receber apenas lixo orgânico. O contêiner não separa, isso é tarefa da população.

O benefício, destacado pelas prefeituras e empresas, é a limpeza das cidades, já que o lixo é depositado no interior dos “baús”. Além do recolhimento, realizado menos vezes, já que, na teoria, suporta um volume maior.

A principal dúvida é a eficiência para reutilização dos materiais recicláveis, depois de compactados, função do contêiner, dificilmente algum material poderá ser reutilizado.

Em Cruz Alta por exemplo, onde existe associações de catadores, falta apoio da população, se o poder público não toma iniciativa de implantar a coleta seletiva, cabe a sociedade estar à frente da ideia. Cada um fazer sua parte é a bandeira do ecologicamente correto e para desenvolver a sociedade.