quarta-feira, 20 de julho de 2011

O ensino superior como fator de sucesso profissional

As constantes transformações no cenário mundial têm influenciado de forma marcante a sociedade, tecnologia, economia e os negócios, exigindo que as organizações se adaptem a essas alterações e repensem estratégias para sustentar vantagens competitivas. Essas incertezas e mudanças significativas impactam também o mercado de trabalho e as características buscadas nos profissionais, pois esses precisam dar conta dessa nova realidade que se apresenta. Isso faz com que as formas de seleção de pessoal alcancem papel de destaque, pois as pessoas estão no centro das atenções, já que suas habilidades são o diferencial nas empresas e a condição essencial para o sucesso das organizações.


O profissional deve agregar valor ao trabalho que desempenha, com agilidade nos processos e qualificação profissional. Aquele projeto de vida tradicional onde a maioria das pessoas buscava fazer um curso superior para arrumar um bom emprego, se aposentar e aproveitar a vida, é modificado por um modelo onde os conhecimentos tornam-se obsoletos rapidamente, e a atualização e constante busca de conhecimento é imprescindível. O diploma universitário é um primeiro passo de uma trajetória de muita dedicação e estudo para se alcançar êxito profissional e destaque no mercado de trabalho atual. Quem trabalha com seleção de pessoas encontra, por vezes, uma realidade de elevados números de pretendentes cujas capacitações não atendem as exigências da vaga pretendida. Mesmo com relevantes taxas de desemprego, os profissionais carecem de aperfeiçoamento técnico, tornando a formação profissional ainda mais importante e fator determinante para o alcance de posições significativas de carreira.


Além da formação teórica é necessário que o profissional busque meios de vivenciar os conhecimentos adquiridos de maneira prática. Isso requer um posicionamento pró-ativo do estudante na busca de leituras, participação em seminários da área, ampliando assim o acesso às informações. Nesse sentido, a experiência de estágio também vem de acordo com essa idéia, refletindo um desafio para as instituições de ensino que devem estar sempre focadas na preparação do acadêmico para o mercado de trabalho.


Além das oportunidades oferecidas ao acadêmico, a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula vai depender de suas características pessoais, que também devem ser desenvolvidas. Qualidades como comunicação, flexibilidade, relacionamento interpessoal são cada vez mais valorizadas, além de um profissional comprometimento não apenas com seu resultado individual, mas sim com o resultado comum da organização. Quando ocorre um processo seletivo é importante lembrar que o entrevistador tem em mente um cargo em questão, com requisitos previamente delimitados. Portanto, se você não for escolhido, não quer dizer que está despreparado, mas sim que suas características não estão de acordo com as buscadas para preencher a vaga em questão. Disso depende o sucesso de uma organização na gestão de seus talentos: combinar competências com funções afins. Para finalizar, fica a dica: o melhor conselho é ser sincero, de nada adianta ser selecionado para um cargo que não tenha nada a ver com você. E o fundamental: nunca descuide de sua qualificação, pois são valores que só contribuirão para seu crescimento como pessoa e como profissional.


Um abraço e até mais.

Adriana.