terça-feira, 26 de junho de 2012

Ter ou não ter (um tablet), eis a questão!


Sem dúvida, a portabilidade é a grande vantagem dessa nova tecnologia que parece estar em todos os lugares, principalmente na lista de objetos de desejo dos amantes da tecnologia. Se compararmos com computadores comuns, ou mesmo laptops, a diferença mais perceptível fica realmente por conta da leveza e da facilidade para transportar.
Com uma inicialização quase imediata, os tablets são muito agradáveis durante a navegação pela internet, principalmente porque é possível visualizar toda a estrutura do site, diferente do que acontece com um smartphone, por exemplo. Além disso, não esquentam quando ligados por longos períodos; e olha que eles podem ficar ligados por bastante tempo mesmo: a bateria dura, em média, 10 horas ininterruptas de navegação.
O seu dia a dia pode ter bons ganhos com essa ferramenta. Checar emails, consultar agendas, fazer anotações, apresentar gráficos, imagens e planilhas estão à distância de poucos cliques. Tudo é muito rápido e eficiente. E você não fica dependente de carregadores, pastas, planilhas e gráficos impressos ou outras coisas, muitas vezes, chatas de carregar.
Para quem é estudante e precisa comprar muitos livros, uma opção é a versão digital. Mais barata, pode ser lida com todo conforto a partir do seu tablet. Imagine uma coleção de livros de capa dura, centenas de páginas e um imenso volume em sua mochila. A sua coluna agradece a mãozinha da portabilidade.
No campo do entretenimento, o tablet também é muito rico. Além de uma plataforma multimídia onde sons, imagens e filmes garantem momentos de descontração, existem jogos simples que rodam suficientemente bem nesse equipamento, tornando-os ótimas ferramentas de diversão. O sucesso Angry Birds é um bom exemplo disso.
As desvantagens aparecem quando você pensa em portabilidade para recursos que smartphones avançados podem realizar, sendo estes menores e mais leves. Outra questão é a edição de vídeos e imagens. Programas que realizam essas atividades não vão encontrar processamento suficiente para um bom desempenho. Naturalmente, o tablet não foi desenvolvido para esse propósito, que cabe muito mais a um PC com uma configuração própria para esse fim. 
Bom, se estes pequenos detalhes não são um empecilho para você, pode ter certeza que os tablets vão parecer uma das tecnologias mais legais dos últimos tempos; e, quem sabe, uma excelente companhia eletrônica para as atividades da vida moderna.

Abraço e até a próxima.

Jeison Costa - Publicitário
jertel@unicruz.edu.br