quarta-feira, 27 de novembro de 2013

DESAFIO PAPO CABEÇA - Entrega da Premiação

Confira a alegria e vibração da entrega dos Tablets e da Biblioteca Digital à equipe e escola vencedora da edição 2013 do Desafio Papo Cabeça Unicruz - equipe Tercetralhas, do Colégio Sinodal de Ibirubá.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DESAFIO PAPO CABEÇA 2013 - GRANDE FINAL

Confira a grande final do Desafio Papo Cabeça 2013 e saiba quem conquistou TABLETS para os integrantes da equipe e 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:
Equipe Revolution (Colégio Franciscano Santíssima Trindade, de Cruz Alta) X Equipe Tercetralhas (Colégio Sinodal, de Ibirubá).

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

DESAFIO PAPO CABEÇA 2013 - 2ª SEMIFINAL

Confira o 2º confronto das semifinais rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:
Equipe Revolution (Colégio Franciscano Santíssima Trindade, de Cruz Alta) X Equipe Los Muchachos (Escola Faccentro, de Cruz Alta).
 

DESAFIO PAPO CABEÇA 2013 - 1ª SEMIFINAL

Confira o 1º confronto das semifinais rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola: 
Equipe Tercetralhas (Colégio Sinodal, de Ibirubá) X Equipe The Winners (Escola Arroio do Tigre, de Arroio do Tigre).

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DESAFIO PAPO CABEÇA 2013 - Programa 4

Confira o 4º confronto das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:
Equipe OS FARRAPOS (Escola Adão Seger, de Selbach) x Equipe THE WINNERS (Escola Arroio do Tigre, de Arroio do Tigre).


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DESAFIO PAPO CABEÇA 2013 - Programa 3

Confira o 3º confronto das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:
Equipe CLEMENTE (Escola José Clemente Pereira, de Espumoso) X Equipe REVOLUTION (Colégio Franciscano Santíssima Trindade, de Cruz Alta).


segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DESAFIO PAPO CABEÇA 2013 - Programa 2

Confira o 2º confronto das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:
Equipe 
Determined to Win (Colégio Blau Nunes, de Santa Bárbara do Sul) X Equipe Tercetralhas (Colégio Sinodal, de Ibirubá).

terça-feira, 15 de outubro de 2013

DESAFIO PAPO CABEÇA 2013 - Programa 1

Confira o 1º confronto das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:
Equipe
LOS MUCHACHOS (Escola Faccentro, de Cruz Alta) X Equipe OS BARÕES (Escola Barão Homem de Melo, de Alto Alegre).

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DESAFIO PAPO CABEÇA – Definidas as equipes classificadas para a etapa final da competição



Depois do quiz on-line e da produção do vídeo, o Desafio Papo Cabeça 2013 já tem as oito equipes classificadas para a fase final. Elas se enfrentarão a partir de outubro, nas gravações dos programas na Unicruz TV.

Confira as classificadas:
1º) Equipe os Farrapos, da Escola Adão Seger, de Selbach
2º) Equipe Tercetralhas, do Colégio Sinodal, de Ibirubá
3º) Equipe Revolution, do Colégio Franciscano Santíssima Trindade, de Cruz Alta
4º) Equipe Os Barões, da Escola Barão Homem de Melo, de Alto Alegre
5º) Equipe Los Muchachos, da Escola Faccentro, de Cruz Alta
6º) Equipe Clemente, da Escola José Clemente Pereira, de Espumoso
7º) Equipe The Winners, da Escola Arroio do Tigre, de Arroio do Tigre
8º) Equipe Determined To Win, do colégio Blau Nunes, de Santa Bárbara do Sul

A equipe “Os Farrapos”, que se sagrou a vencedora da etapa on-line, leva como premiação uma TV Led 40 polegadas para a escola e uma mochila personalizada para cada integrante. As equipes que não se classificaram para o programa de TV continuam na competição participando da Faixa Extra.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Anjos não existem somente em filmes

  Pensando sobre qual filme traria para discussão no meu próximo texto, lembrei-me de “Cidade dos Anjos” ao ser surpreendida por um ato de uma colega querida que, gentilmente, me deu um chocolate no ponto da Universidade. Naquele dia eu não estava legal e essa demonstração de carinho mudou tudo. A Ju, Telefonista, colega de setor, foi a responsável pela minha mudança de humor naquele momento. Então, comecei a lembrar de coisas maravilhosas que recebemos de pessoas iluminadas em nossas vidas. Percebi que anjos transitam entre nós o tempo todo e, nos mais simples gestos, zelam pelo nosso bem-estar e promovem a nossa felicidade.

  No filme, os anjos passam entre as pessoas o tempo todo invisíveis. Na vida real, basta prestarmos atenção que será fácil identificá-los.

  Tenho o prazer diário de acordar e olhar para um: o meu lindo filho que, com um sorriso, faz toda minha vida valer a pena. Minutos depois, encontro meus irmãos que cuidam de mim o tempo todo e não economizam palavras de carinho. Em seguida, meus colegas de trabalho falam sobre os seus filhos, com os quais tenho o prazer de conviver em alguns momentos. Anjinhos queridos que tornam a vida de todos mais alegre e deixam marcas inesquecíveis na memória. O olhar iluminado da Milena, a sensibilidade do Arthur, a pureza da Clarinha e a energia do Henrique purificam a existência de quem tem o prazer de vê-los, mesmo que de vez em quando.

  Atos, mesmo que impensados, sorrisos, gentilezas, atitudes naturais que as pessoas têm para melhorar a vida de alguém. Recebemos essas graças diariamente e basta estarmos ligados para reconhecer esses momentos e agradecer!

  Minha lista de anjos é imensa. Existem vários na minha família, entre meus amigos, colegas de trabalho. Não citaria mais alguém para não cometer o grave erro do esquecimento, o que seria uma falha grave já que tenho a sorte de contar com inúmeros Anjos perto de mim. 

 Obrigada a todos pelas mais variadas demonstrações de carinho!

 And I don't want the world to see me
 E não quero que o mundo me veja

 'Cause I don't think that they'd understand
 Porque não acho que eles entenderiam

 When everything's made to be broken
 Quando tudo é feito para ser quebrado

 I just want you to know who I am
 Eu só quero que você saiba quem eu sou

  Ires do Goo Goo Dolls foi a representação maior de toda a emoção de Cidade dos Anjos e traduz tudo que querida dizer sobre os Anjos ao redor: o mundo não precisa entender que pessoas boas existem, desde que você perceba o bem que elas fazem para você. Somente você tem o poder de enxergar e reparar que, apesar de todas as adversidades, coisas boas cercam a nossa existência.

   Fazer o bem, pessoal! Somente isso faz a vida valer a pena. A frase é chavão, mas o significado é puro e verdadeiro. Vamos procurar oportunidades de fazer coisas boas pelas pessoas, coisas simples que podem melhorar tudo! Meu pai, outro anjo que tive o prazer de conhecer, tinha um adesivo no seu violão que dizia “Felizes os que promovem a paz.” Ele se foi, mas essa mensagem tronou-se o meu exercício diário e uma busca permanente.

  Fiquem atentos aos anjos presentes na sua vida! Abraço. Mariana de Oliveira Wayhs – Publicitária mawayhs@unicruz.edu.br

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Papo Literário: Crônica de uma morte anunciada



No dia em que o matariam, Santiago Nasar levantou-se as 5 e 30 da manhã.
                Assim começa Crônica de Morte Anunciada, do colombiano Gabriel García Márquez: revelando ao leitor que o personagem principal morrerá. De certa forma, o leitor torna-se cúmplice de uma morte premeditada, assim como a maioria dos moradores de um pequeno povoado, onde se passa a história.
                Crônica de uma morte anunciada é diferente de outros livros de García Márquez, Nobel de Literatura. Sua obra máxima, Cem Anos de Solidão, é conhecida pela leitura pesada e que desafia o leitor a superar o peso de uma história longa e marcada pelo realismo fantástico. Mas a Crônica foge a regra: uma narrativa objetiva e envolvente como uma grande reportagem. O narrador age como um verdadeiro jornalista na busca de reconstrução dos fatos que levaram a morte de Santiago Nasar, um jovem de origem árabe que vivia em um lugarejo na Colômbia.
                Nasar era um jovem comum e querido pelas pessoas a sua volta, conhecido por uma personalidade pacata e reservada. Entre seus amigos havia dois irmãos, Pedro e Pablo Vicário, cuja irmã mais nova Ângela, estava prometida para um forasteiro rico que se estabelecera no povoado, Bayardo San Román. O curioso é que este personagem é filho de um general presente em Cem Anos de Solidão (assim como Erico Verissimo, García Márquez insere detalhes de outras obras de sua autoria).
                O fatal assassinato acontece após o casamento de Ângela e San Román: após a festa, os noivos vão para casa, onde San Román descobre que a noiva já havia sido “desonrada”. Furioso a devolve para a casa dos pais, na mesma noite. Depois de castigada, Ângela é obrigada a contar quem a “desonrou”. A moça, cansada e afetada pela surra que levou do pai declara sem pensar duas vezes: Fora Santiago Nasar. Os irmãos, Pedro e Pablo juram vingar a honra da irmã e saem armados para encontra-lo.
                O narrador então tenta reconstruir todo o trajeto dos Vicário durante a madrugada que precedeu o crime: Em cada lugar que passavam e cada pessoa que encontravam, os irmãos deixavam clara a intenção de matar Santiago Nasar. Este é o pretexto para o título do livro: uma morte premeditada. A grande questão é: por que, mesmo com o povoado inteiro sabendo, ninguém foi capaz de impedir o trágico destino de Santiago Nasar? O próprio leitor, em algum momento, pode se ver “alertando” o jovem Santiago: “não vá por aí!”, “ouça o que ele disse!”, “não saia de casa!”. Mas nada adianta, pois o destino já está traçado e a morte, premeditada.
                Talvez seja isto o projeto por trás de Crônica de uma morte anunciada: García Márquez traz à tona a complexa e indecifrável ligação entre o homem e seu destino. Até mesmo a personalidade de Nasar, extremamente reservado e de atitudes solitárias, contribuíam para que ele escolhesse caminhos, movimentos e atitudes que poderiam ser impedidas até o último instante, mas que o levaram por um caminho cujo destino era a morte.
                E depois da morte de Nasar, o que teria acontecido a todos os envolvidos? O que passava na cabeça dos assassinos, depois de tantos anos? O que aconteceu com San Román, o noivo enganado? Mas o que mais levanta dúvidas é: Seria Santiago Nasar realmente a pessoa culpada por desonrar Ângela? Assim é Crônica de uma morte anunciada, uma mistura de narrativa policial com reportagem jornalística, uma história movida de perguntas que não necessariamente levam a uma verdade absoluta. Afinal, a vida é complexa demais para desvendarmos os mistérios por trás dos nossos destinos.





Davi S. Pereira
Acadêmico de Jornalismo

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DESAFIO PAPO CABEÇA – Conheça quais as equipes que começaram a batalha


Revolution – Colégio Santíssima Trindade – Cruz Alta;
Determined to Win – Colégio Blau Nunes – Santa Bárbara do Sul;
The Hunters - Colégio Blau Nunes – Santa Bárbara do Sul;
Tercetralhas – Colégio Sinodal Visconde de Porto – Ibirubá;
Challangers – Escola Armindo Edwino Schwengber – Colorado;
Alpha – Escola Dionísio Chassot – Tapera;
Os Barões – Escola Barão Homem de Melo – Alto Alegre;
General – Escola General Osório – Ibirubá;
Genius – Escola Leopoldo Meinem – Fortaleza dos Valos;
Farrapos – Escola Adão Seger – Selbach;
Come Together - Escola Arroio do Tigre – Arroio do Tigre;
Shows Times – Escola Arroio do Tigre – Arroio do Tigre;
The Winners - Escola Arroio do Tigre – Arroio do Tigre;
Top Gun - Escola Arroio do Tigre – Arroio do Tigre;
Tercebac – Escola Castelo Branco – Salto do Jacuí;
Laranja Mecânica – Escola Dr. Hildebrando Westphalen – Cruz Alta;
Clemente – Escola Clemente Pereira – Espumoso;
Thundercats – Escola José de Anchieta – Panambi;
Spartacus – Escola Major Belarmino Cortes – Cruz Alta;
Legendários – Escola Helenita Guimarães Pereira – Boa Vista do Incra;
Equipe Los Muchachos – Escola Faccentro – Cruz Alta
Ruy Piégas – Instituto Dr. Ruy Piégas da Silveira – Espumoso;
The Avengers –Instituto Professor Annes Dias – Cruz Alta;
Beta – Escola Edmundo Roewer – Ibirubá;
Beta House – Instituto Miguel Calmon – Salto do Jacuí ;
Nabuco – Escola Joaquim Nabuco – Tupanciretã.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

    Desafio Papo Cabeça – 28 equipes aceitaram o desafio e começam hoje a batalha

    Vinte e oito equipes de 14 cidades da região iniciam hoje o Desafio Papo Cabeça 2013. Nesta primeira etapa, elas participam do quiz on-line. Durante os dias 21, 22, 23, 26 e 27 serão postadas no ambiente virtual do Desafio quatro perguntas de raciocínio lógico que devem respondidas no prazo máximo de oito minutos.



     Hoje também já será divulgado pela Comissão Organizadora o tema da prova de vídeo, que será mais um item para definir as oito equipes classificadas à fase final, de gravação dos programas na Unicruz TV. As que não se classificarem seguem em uma Faixa Extra, que também dará prêmios, com jogos on-line e campanha de acesso aos vídeos produzidos.

     Esta terceira edição do Papo Cabeça vai distribuir mais de 240 prêmios, entre tablets, dockstations, projetores multimídias, sons portáteis, pen drives, mochilas, e uma biblioteca digital móvel.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

My Bloody Valentine e a cólera de um estilo hibernado por duas décadas

  Imagina uma banda talentosa, inovadora... mas tímida. Sim, tímida. A ponto de não conseguir encarar o público. A solução era baixar a cabeça e tocar olhando para os sapatos. Daí surgiu o termo Shoegaze e um dos mais incríveis espetáculos sonoros originados no final dos anos 80.

  Há divergências quanto à veracidade da história, mas o Shoegaze realmente existe e carrega características fortes: guitarras distorcidas, vocal etéreo (quase ausente) e barulho. Muito barulho. Audição difícil para quem não é familiarizado com nuances como o noise e o rock progressivo.

  Acredito que o principal expoente do gênero seja o My Bloody Valentine, grupo irlandês que experimentou bastante antes de lançar o genial Loveless, disco histórico. Os 46 minutos de loops e psicodelia se tornam um verdadeiro teste para os ouvidos. Desde 1991, o MBV não lançava inéditas, embora eles tenham passado por um hiato entre 1997 e 2007. Volta aos palcos, nova demora para novas produções: somente em janeiro de 2013 os rumores foram confirmados com o m b v, sucessor da relíquia Loveless. Alegria geral da nação shoegazer, que esperou 22 anos por este momento.

Loveless (1991)


m b v (2013)

 
   Outras bandas surgiram neste meio tempo com propostas semelhantes: Swirlies, Deerhunter, The Pains of Being Pure At Heart (que nomezinho, hein?!) são bons exemplos. Mas o flerte não chega perto dos moleques, hoje veteranos, que precisavam fixar os olhares nos pés para se sentir à vontade com os instrumentos.

 Abraço!
Lucas Padilha – Jornalista
@umtaldeLucas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Papo Literário: O Velho e o Mar





Nas duas primeiras dicas literárias, apresentei a vocês obras de autores latino-americanos, revelando de certa forma minha preferência especial pela Literatura da América Latina. Contudo, considero interessante  explorar outras vertentes e períodos literários. Enquanto pensava sobre o tema da coluna, lembrei de um filme que assisti, Meia-Noite em Paris, do genial Woody Allen. Na trama, um escritor viaja até Paris com a futura esposa, e procura na cidade uma inspiração para o romance que está escrevendo. Como todo bom saudosista, era fascinado pela efervescência cultural da Paris dos anos de 1920.  Certa noite, enquanto passeava pelas tortuosas ruelas parisienses, é transportado de forma mágica para os anos 20, onde encontra seus artistas preferidos, entre eles, o autor que será assunto de hoje, Ernest Hemingway.
Hemingway é um dos escritores da chamada “geração perdida” da década de 20, grupo de artistas sem pátria definida que viveram experiências intensas em meio ao clima boêmio daquele tempo. Ernest Hemingway se mostrava diferente de outros autores, fascinados pelo glamour da “Era do Jazz” (entre eles Scott Fitzgerald, tema para outro momento). Sua obra refletia seu espírito aventureiro e marcado pelas rudezas da vida: a guerra, por exemplo, foi tema de alguns de seus livros.
Confesso que não sou um grande fã de sua literatura, mas O Velho e o Mar tem um lugar especial na minha lista de livros. Sabe aquele livreto surrado, capa envelhecida e páginas amareladas que você carrega na mochila? Assim é O Velho e o Mar, singelo no formato e de uma narrativa simples como a vida.
O livro, publicado em 1952, narra a história de Santiago, um velho pescador com fama de azarado, que não fisgava um peixe sequer há 80 dias. Apesar de ter se tornado motivo de chacota para outros pescadores, um menino, Manolin, tem grande admiração por ele e o incentiva a continuar tentando.  E é o que Santiago faz.
O pescador lança-se no mar em busca da pescaria de sua vida. Em alto-mar, fisga um peixe-espada  gigante. E é esse episódio que vai dar o tom da narrativa: a batalha de Santiago para trazer o peixe ao barco e não ser levado pela força do animal. Cercado por água e longe de qualquer resquício de terra-firme, o pescador só tem a companhia do peixe e desenvolve um relacionamento intenso com ele, refletindo sobre tudo o que fez ao longo da vida.
O Velho e o Mar é aquilo que chamamos de fábula: uma história repleta de analogias sobre a relação do homem com a natureza, a eterna luta pela sobrevivência, a perseverança, a sorte, o azar e até, em alguns momentos, uma breve reflexão sobre a nossa existência. Hemingway mostra  no simples e árduo trabalho do pescador que a vida é bem menos complicada do que pensamos, apesar  das batalhas cotidianas. Para o velho Santiago, no fundo, temos sorte, pois o que pescamos são peixes gigantes: em determinado momento, o azarado pescador conclui que seria muito mais difícil (e impossível) se os homens pescassem estrelas. Para Hemingway, o azar é uma questão de opinião.

Davi Pereira
Acadêmico de Jornalismo 
 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013



Hoje é o último dia de inscrições para Desafio Papo Cabeça 2013 


     Encerra hoje, quarta-feira (07), o prazo para a inscrição de equipes no Desafio Papo Cabeça 2013. Em sua 3ª edição o Desafio Papo Cabeça da Universidade de Cruz Alta 2013 vai distribuir mais de 240 prêmios, entre tablets, dockstations, projetores multimídias, sons portáteis, pen drives, mochilas, e uma biblioteca digital móvel.

Com será a competição:
    A competição está organizada em duas etapas: 1°) as equipes competirão a partir do blog do Desafio Papo Cabeça (desafiopapocabeca.blogspot.com), por meio de quiz e produção de vídeo; 2°) as oito equipes que melhor pontuarem na fase on-line seguem para  fase final, de gravação dos programas na Unicruz TV. As que não se classificarem seguem em uma Faixa Extra, que também dará prêmios, com jogos on-line e campanha de acesso aos vídeos produzidos.

Formação das equipes e inscrições: 
     Para se inscrever as equipes precisam, primeiramente, de autorização da Escola a qual representarão. Cada uma pode ter até 30 integrantes, sendo que o número mínimo é de 21 (20 alunos e um professor), destes, obrigatoriamente 15 devem ser terceiranistas, os demais podem ser do 1° e 2° anos do Ensino Médio.

Informações:
     Informações sobre todo o regulamento estão disponíveis no blog (desafiopapocabeca.blogspot.com) ou também podem ser obtidas pelo telefone (55) 3321 1552.