terça-feira, 23 de julho de 2013

A ideia inicial vingou

Pensei em conversar com vocês sobre um assunto que julgo muito importante para a vida de qualquer pessoa: a relação de amizade que conquistamos em nossas vidas. Mas depois parei e resolvi abordar outro aspecto que também acho pertinente para esta fase da adolescência, os apelidos e o bullying. Foi quando no domingo à noite, depois de ler inúmeras mensagens no Facebook, resolvi dar o braço a torcer e apostar na minha primeira ideia, falar sobre a relação de amigos e a importancia da amizade na vida das pessoas.

No sábado, dia 20 de julho, celebramos o Dia do Amigo. A data é mais conhecida no Brasil, Uruguai e Argentina. Aqui em nosso país parece que as pessoas resolveram incorporar a data e celebrar a amizade. Mas o que pergunto é até que ponto estas manifestações de carinho são realmente verdadeiras? Refiro-me às virtuais e às não virtuais também.

Quando somos jovens a tendência é termos uma relação de amizade com quase todas as pessoas que nos rodeiam. Com o passar dos anos essa tendência, se é que podemos chamar assim, vai se afunilando e ficamos mais seletivos para as amizades. Na vida adulta isso se torna bem mais seletivo justamente porque a vivência nos dá o conhecimento necessário para escolhermos os amigos que estarão ao nosso lado. Ter amigos, verdadeiros, é a melhor coisa que pode acontecer nas relações.

Porém, não podemos ter a ilusão de que todas as pessoas que passam por nós são boas, sinceras e de caráter irretocável. Em qualquer fase da vida vamos nos deparar com pessoas falsas, mentirosas e que não medem esforços para nos prejudicar.

Minha intenção é fazer com que vocês reflitam sobre estas questões e comecem a observar mais as pessoas ao seu redor. Tipo assim! Mineirinho,  o caladinho. Façam o exercício e vejam se vale a pena. Mas não esqueçam, aonde vocês enxergarem sinceridade, cumplicidade e troca está a amizade.

Até a próxima!

Luciane Dal-Soto – Jornalista