terça-feira, 31 de maio de 2011

Amiga vilã: a sacola plástica

Os gaúchos já estão usando menos sacolas plásticas! A boa notícia é da Associação Gaúcha de Supermercados. Segundo a pesquisa, o consumo diminuiu 20% nos últimos dois anos. A redução desse consumo está associada à “qualidade”, a resistência da sacola. Muitos supermercados no Estado passaram a utilizar embalagens que suportam por exemplo, até 6kg, o que não significa que a produção de sacolas plásticas diminuiu. Mesmo assim, a notícia é considera boa.

Além disso, muitas cidades passaram a utilizar medidas punitivas, caso de Porto Alegre, para reduzir o uso de sacolas plásticas. A Câmara de Vereadores da nossa capital aprovou uma lei que obriga estabelecimentos de grande porte a utilizarem material de fonte renovável ou reciclável em suas sacolas ou embalagens e, caso a legislação não seja cumprida, uma multa em dinheiro vai ser cobrada.

Na região, a Câmara de Vereadores de Santo Ângelo aprovou um projeto para que as sacolas plásticas das lojas sejam substituídas por sacolas de pano ou oxibiodegradáveis. A lei ainda não foi sancionada, mas tudo indica que será. Se aprovada, os lojistas terão até três anos para se adaptar.

Mas a substituição das embalagens plásticas, depende de uma séria mudança nos hábitos.

Ok sejamos justos a sacolinha é muito útil, mas você sabia que a decomposição do material pode levar séculos? O plástico é derivado do petróleo e feito de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD). Os primeiros plásticos produzidos no país ainda existem.

Segundo a Fundação Verde, 33 milhões de sacolas plásticas são distribuídas todos os dias no Brasil, sendo que, mais de 30 bilhões delas são jogadas no ambiente todos os anos.

Confira dados levantados em artigo publicado pela Marinha do Brasil:

- No mundo são distribuídas entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas por ano.

- No Brasil, o número gira em torno de 12 bilhões anuais.

- Cada brasileiro consome cerca de 66 sacolas plásticas por mês.

-Aproximadamente 9,7% de todo o lixo no Brasil é composto por sacos plásticos.

-Para produzir uma tonelada de plástico são necessários 1.140 KW/hora, o que equivale a 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora, além da água utilizada e dos dejetos.

Quer saber a história das sacolas plásticas? Confira aqui.