terça-feira, 31 de maio de 2011

O mapa do Brasil pode mudar?

     É pessoal, pode sim. Por isso, se você não costuma dar uma folhada nas páginas de política dos dois principais jornais do Estado, editorias, que concordo, são entediantes,e também não vem acompanhando as manchetes daquele famigerado Jornal das oito, mas que inicia quase às 21h, é bom ler as linhas abaixo.
      Ainda em 2011 deve acontecer no estado do Pará um plebiscito que foi aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados para verificar a posição dos paraenses a respeito da criação de dois novos Estados. A proposta inicial prevê a divisão de uma parte do Pará e a criação dos estados de Carajás e Tapajós, que seriam desmembrados da região sul e da sudeste do Pará e da divisa do Estado com o Amazonas.
      Carajás teria 39 municípios e área equivalente a 25% do território paraense. Já Tapajós seria composto por 27 municípios, equivalendo a 58% do Pará.
      O Orçamento Geral da União deste ano prevê R$ 8,6 milhões de recursos para a realização do plebiscito, que será feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

O que é um plebiscito?

      A Constiuição do Brasil prevê que a criação de Estados e Municípios, consulte, antes, a população que será diretamente interessada pela mudança. Essa consulta é através de voto direto. Após o processo de plebiscito, o resultado segue para o Congresso e para a sanção presidencial.