terça-feira, 31 de maio de 2011

Inscrições abertas para o ENEM 2011, fique de olho nos prazos!

     Se você pretende prestar o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, é sempre bom saber algumas peculiaridades sobre a prova, que depois de ter sua idoneidade contestada pelo caso do roubo das provas, promete neste ano dar exemplo de sigilo e organização.
     O ENEM, que em 2011 vai ser aplicado dias 22 e 23 de outubro, ajuda o governo brasileiro a ter controle sobre a melhoria do ensino do Brasil, através de Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental. É o maior exame do Brasil, que conta com mais de 4,5 milhões de inscritos divididos em 1.698 cidades do país.
     A primeira prova foi aplicada no ano de 98 pelo Ministério da Educação. A princípio, só era usada para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Atualmente, o Enem também é utilizado para auxiliar os jovens que querem ingressar em um ensino superior em universidades públicas, servindo como uma forma de acesso ao serviço público. A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos), que ajuda a obter bolsa de estudos integral em universidades particulares.
     As inscrições para o ENEM 2011 já estão abertas desde dia 23 de maio e seguem até o dia 10 de junho, pelo endereço: http://enem.inep.gov.br/
Será cobrada a mesma taxa de inscrição das edições passadas, R$ 35,00. Os alunos de escolas públicas são isentos. Como nos anos anteriores, as provas também serão aplicadas nos presídios, em datas diferentes.

A prova
     O Enem possui 180 questões de múltipla escolha e uma redação. Em 2010, teve a inclusão da língua estrangeira, podendo o aluno no momento da inscrição optar entre o inglês e o espanhol. Na avaliação, as notas são dadas distintamente, sendo uma para cada área de conhecimento: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, mais a média da redação.