sexta-feira, 27 de maio de 2011

Como o GOOGLE funciona - PARTE 2


INCLUSÃO E EXCLUSÃO

Como visto anteriormente, o Google retorna páginas que contenham todas as palavras fornecidas. No entanto, muitas palavras comuns (como “com”, “a”, etc.) são ignorados por aumentarem consideravelmente o tempo de busca e raramente influenciarem nos resultados. Além disso, o Google nunca diferencia letras maiúsculas de minúsculas em suas buscas, e por padrão não considera acentuação. Para garantir que a palavra não seja descartada na busca, ou para garantir que ela será buscada com ou sem acentuação, exatamente como foi escrita (diferenciando “mao” de “mão”, por exemplo, mas sem diferenciar “mão” de “Mão”), adicione o símbolo de “+” imediatamente antes da palavra ou frase, sem espaços entre ela e o “+”, mas com espaço entre cada palavra. É possível ainda adicionar termos que você não quer que apareçam nos resultados através do símbolo “-“, e buscar por páginas que contenham um ou outro termo, através da palavra reservada “OR”, que deve ser sempre escrita em maiúsculas ou como o símbolo de barra vertical ( | ). Entrar com a busca, por exemplo
+segurança linux OR windows –“mac OS”
retornará páginas que contenham a palavra “segurança” escrita com “ç”, os termos “linux” ou “windows” (aceitando páginas que contenham pelo menos um desses termos), mas que não tenham a expressão “mac OS”.
É possível ainda utilizar parêntesis para agrupar termos a serem incluídos ou excluídos na pesquisa.

CURINGAS

O Google não aceita a utilização de símbolos especiais (também chamados de “curingas”) como a interrogação ( ? ) e o asterisco ( * ) para obter resultados variados. Pesquisar por “seg*”, por exemplo, não fará o Google procurar por “seguro” ou “segurança”.
No entanto, os caracteres ponto ( . ) e o asterisco ( * ) tem uma função especial no Google. O primeiro é um substituto para um único caractere, e o segundo para uma única palavra. Busque os termos
+uma*senstata

O Google vai retornar páginas que contenham frases como “uma abordagem sensata”, “uma medida sensata”, “uma maneira sensata”, etc. Já o ponto indica que apenas um caractere separa as duas palavras, e é geralmente usado para indicar espaços ou caracteres especiais de escape. Note que não devem ser colocados espaços entre os termos e os curingas.

OPERADORES AVANÇADOS

Um dos recursos mais poderosos do Google e ao mesmo tempo desconhecido pela maioria dos usuários são os ditos “operadores avançados”. Tais operadores ajudam a refinar sua busca de maneira impressionante e possuem a seguinte sintaxe:
Operador:termo_de_busca

Note que não devem ser colocados espaços entre o operador, o “dois pontos” e o termo de busca. Os diferentes operadores são:

- SITE: busca por termos que apareçam em qualquer ponto do endereço, incluindo caminho completo da página.
- INURL: busca por termos contidos em qualquer ponto da URL, sem considerar o caminho relativo.
- FILETYPE: exibe apenas arquivos com a extensão especificada (.html, .php, .exe, .pdf, etc). O ponto ( . ) não precisa ser incluído.
- INTITLE: busca por termos que apareçam no título da página, ou seja, entre os comandos HTML <title> e </title>. Esse é o texto que costuma aparecer no topo da janela de seu navegador Web.
Outros operadores:
- INTEXT: procura por termos contidos apenas no corpo do texto da página, sem considerar termos no título ou em links da mesma.
- NUMRANGE: esse operador foi recentemente substituído por uma sintaxe mais simples. Agora para procurar por páginas que contenham uma faixa qualquer de números, basta digitar PRIMEIRO..ÚLTIMO, onde PRIMEIRO é o número inicial, e ÚLTIMO é o final. Procurar, por exemplo, por “100..200” vai retornar todas as páginas que contenham pelo menos um número dentro dessa faixa.
- DATERANGE: busca apenas por páginas indexadas pelo Google em um intervalo entre duas datas diferentes. O valor da data, deve ser fornecido na forma conhecida como “Data Juliana”, um número inteiro que indica o número de dias passados desde 1 de janeiro de 4713 a.C.
Um conversor instantâneo de datas pode ser encontrado em http://www.onlineconversion.com/julian_date.html. Para utilizá-lo, modifique o dia, mês e ano desejado e utilize o valor retornado na caixa “Julian Date”.
- INANCHOR: busca por termos contidos nos links da página, ou seja, na palavra ou frase exibida entre os comandos HTML <a ...> e </a> das páginas.
- LINK: exibe páginas que contenham links para uma determinada URL, que deve ser passada como parâmetro para essa opção. Essa opção é extremamente útil para saber que páginas referenciam um determinado sítio ou página web.
- CACHE: exibe a versão armazenada pelo Google de uma determinada URL, que deve ser passada como parâmetro para essa opção.
- RELATED: busca por páginas similares (na opinião dos algoritimos de busca do Google) a página indicada na URL que deve ser passada como parâmetro para essa opção.
- INFO: exibe algumas informações que o Google possui sobre a URL indicada, que deve ser passada como parâmetro para essa opção.
Alguns operadores admitem o prefixo “ALL”, para indicar que todas as palavras a seguir devem ser incluídas na busca daquele operador. Por exemplo, buscar “ALLINTITLE:gama beta alfa” (sem aspas) vai retornar as páginas cujo título possui os três termos, independentemente da ordem em que aparecem.

O Google possui ainda uma calculadora embutida. Para usá-la, basta digitar uma expressão matemática e aguardar a resposta. A calculadora também entende constantes e faz conversões entre bases, pesos e medidas.

Frase da semana:
"Bem vindo a Internet, onde homens são homens, mulheres são homens e crianças são agentes da Polícia Federal."

Referências:
GOOGLE. Disponível em : http://www.google.com.br
SANCHES, Manuela. Como o Google funciona? Disponível em: http://www.enlinkbuiding.com.br/blog/seo-basico/como-o-google-funciona
MIGLIACCI, Paulo. Ataque ao Google mostra vulnerabilidade das melhores defesas. Disponível em: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0..OI4224121-EI4802,00-Ataque+ao+Google+mostra+vulnerabilidade+das+melhores+defesas.html
MILAGRE. José. Google Forensic: Investigando Cybercrimes. Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/9741/forense/google_forensics_investigando_cybercrimes
MOREIRA, Adenilson. A importância da Segurança da Informação. Disponível em: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1124/a_importancia_da_seguranca_da_informacao

Sérgio Schütz