terça-feira, 24 de maio de 2011

Possibilidades do mundo virtual

Ter amigos é realmente maravilhoso e importante para nossa constituição emocional. São com os amigos que dividimos sonhos, anseios e dificuldades, que nos acompanham nos “programas de índio” e guardam nossos pensamentos mais secretos. Alguém que, por nos conhecer e entender nosso ponto de vista, possa nos defender como defende a si mesmo. É aquele que nos dá um “toque” quando é necessário. É a pessoa que compreende um simples olhar e não importa o tempo que passamos longe, a afinidade é sempre a mesma.
A amizade é ainda mais importante quando somos jovens, pois é o momento que estamos formando nossa personalidade. Gradativamente deixamos de ter nossos pais como únicos exemplos e buscamos fora da família outros espelhos e modelos para a formação da nossa identidade. Os amigos nos oferecem um novo universo em que podemos experimentar vários papéis até encontrar nossa essência, nossa própria maneira de ser. Aos poucos, sem perceber, gostamos mais de um tipo de música do que outro, acrescentamos peças novas ao guarda-roupa e até nossos hábitos ficam parecidos com nosso grupo social.
E onde entra o mundo virtual nisso tudo? Acredito que todos vão concordar comigo que as relações são bastante facilitadas pela internet, prova disso é que estou aqui “falando” com vocês. Nessa infinidade de possibilidades e fontes de informação é importante cada vez mais termos senso crítico e analisar o que serve e o que não nos serve no meio de tanta coisa. Oportunidades existem aos montes, tanto positivas quanto negativas, temos que saber filtrar o que realmente vai agregar coisas boas à nossa vida. Ter personalidade também é seguir nossos valores e princípios, fazer valer nossas vontades a pensar igual a maioria, buscando aproveitar tudo aquilo que as pessoas tem a nos oferecer de bom.
E é nesse sentido que pretendo utilizar o espaço destinado a mim nesse blog. Essa é minha primeira experiência virtual e espero que ela seja uma forma de crescimento mútuo, e que possamos compartilhar experiências e opiniões. Como sou Psicóloga e minha formação é na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, pretendo abordar aqui assuntos gerais relacionados à Psicologia, vida profissional e mercado de trabalho. Sugestões de assuntos são sempre bem-vindas. Espero que esse seja o início de novas possibilidades de comunicação e aprendizado e que possa contribuir de alguma forma para o desenvolvimento de todos nós.
Um abraço e obrigada pela oportunidade.
Adriana.
admedeiros@unicruz.edu.br