terça-feira, 24 de maio de 2011

EcoPapo

A partir de hoje, uma vez por semana, notícias e comentários sobre ações em prol do meio ambiente no espaço EcoPapo. O tema de estreia não podia ser diferente lixo, reciclagem, coleta seletiva! Espero que gostem...

Para quem se liga nas questões ambientais a separação do lixo é essencial. Uma atitude simples e fácil de ser tomada. A separação deve se tornar hábito, por mais que se saiba que em Cruz Alta, ainda, não é feita a coleta seletiva, não custa nada cada um fazer sua parte. Além disso, muitas famílias sobrevivem da coleta de materiais recicláveis e ainda colaboram com o meio ambiente.

Fazer a separação é simples, basta destinar uma lixeira para materiais secos e outra para orgânicos. Se possível, o ideal é manter para o lixo reciclável quatro opções e separar papel, vidro, plástico e metal. Mas o indispensável, é ter cuidado com o descarte desses materiais, pois devem ser limpos e secos para poderem ser reaproveitados. Por exemplo, caixas de leite, suco, iogurte, podem sujar papeis tanto com os resíduos quanto com a umidade.

Manter os resíduos separados evita o acúmulo de lixo nos lixões e aterros, o que pode contaminar os solos, águas, animais e ainda a propagação de doenças. Separar é questão de consciência, muita coisa que poderia ser reaproveitada acaba nos aterros!

Aproveitando o assunto, vale comentar o exemplo da Universidade de Cruz Alta que realiza a Coleta Seletiva Solidária. Além de fazer a separação de lixo, a Unicruz encaminha os resíduos secos para as Associações de Catadores da cidade. Agora institucional, a separação do lixo começou como uma atividade de extensão, que desenvolveu o projeto “Profissão Catador: Entre o Viver e o Sobreviver do Lixo”. O Projeto auxilia na organização da associação e conseguiu viabilizar verbas, por meio do concurso promovido pela Petrobras, para financiar a criação de mais uma associação, treinar os catadores, comprar equipamentos de segurança e um caminhão e a construção de um galpão para armazenar o material.