sexta-feira, 27 de maio de 2011

Palavra: super potência

Olá! Pronto para o nosso primeiro papo cabeça? Para começar, quero que saiba que é uma grande satisfação poder trocar algumas ideias com você.
Vamos lá então? Comentar sobre filmes é escrever sobre um universo que transporta as pessoas para realidades diferentes, novas culturas, momentos felizes, tristes, cheios de ação. Por meio da telinha temos acesso a várias informações, que nos trazem sensações diversas, a partir das imagens, das trilhas musicais, dos temas, dos efeitos, dos diálogos, narrações, das PALAVRAS. Nosso ator preferido acabando com o mistério daquele filme de suspense: cada palavra é ouro naquele momento de tensão, esperamos ansiosamente para que ele fale tudinho, até o fim, para podermos desvendar os enigmas.
E falando em palavras, você já pensou em como elas têm poder? Elas podem mudar realidades, tornar nosso dia melhor ou pior, podem até mudar o curso da história. Um filme que traz isso é “O grande desafio”, com Denzen Washington, que na trama é o professor Melvin Tonson. A partir de metodologias diferentes, ele convence seus alunos do Wiley College, do Texas, a formar um grupo para participar de um campeonato de debates na Havard.
O filme, baseado em fatos reais, mostra que a boa argumentação é decisiva para conquistarmos confiança e respeito, mesmo quando o ambiente não conspira a nosso favor. Saber comunicar o que pensamos de forma organizada e com uma postura de respeito é um aspecto fundamental para chegarmos aos nossos objetivos. Os alunos do Wiley College acreditaram nisso e quer saber o que aconteceu? Então veja o filme e confira uma surpreendente e emocionante história. Fica aí a dica e o convite para falarmos a respeito.

Mas, antes de dar tchau, fiquem com um fragmento do poema “Romance LIII ou Das palavras aéreas” de Cecília Meireles (Romanceiro da Inconfidência (1953) - Momento literário: Modernismo – Segunda Fase). Vale a pena ler e pensar sobre a potência das palavras:


Ai, palavras, ai, palavras,
Que estranha potência, a vossa!
Todo o sentido da vida
principia à vossa porta;
o mel do amor cristaliza
Seu perfume em vossa rosa;
sois o sonho e sois a audácia,
calúnia, fúria, derrota...

A liberdade das almas,
ai! Com letras se elabora...

E dos venenos humanos
Sois a mais fina retorta:
frágil, frágil como o vidro
e mais que o aço poderosa!
Reis, impérios, povos, tempos,
Pelo vosso impulso rodam...

E ai? As palavras têm ou não têm muito poder? Pensem nisso e mandem e-mails.

Grande abraço

Mariana de Oliveira Wayhs
mawayhs@unicruz.edu.br