terça-feira, 28 de junho de 2011

Kinect - muito além dos jogos de vídeo game

E aí galera, blz?

Que tal a gente falar um pouco de tecnologia? Mais especificamente do Kinect, o acessório para Xbox 360 que está revolucionando mais do que o modo de jogar vídeo game. E digo revolucionando pois, além de ser um dispositivo maravilhoso para interagir com os jogos da plataforma Xbox, está permitindo que as mentes mais brilhantes do planeta encontrem outras aplicações que parecem fazer parte do enredo de um filme de ficção científica.

O kinect, que foi lançado pela Microsoft em 2010, é um aparelho para o console Xbox 360 que captura, através de uma câmera 3D, os movimentos produzidos pelos “jogadores” e transforma esses movimentos em ações dentro dos games. Por exemplo, para saltar um tronco que vem em sua direção durante o jogo, você não tem que apertar um botão. Tem que pular de verdade, na hora certa. Assim, o kinect identifica o seu salto e faz o personagem repetir simultaneamente o movimento. Legal, né? Outra coisa é o reconhecimento de voz. Com esse recurso você pode passar instruções para o seu companheiro de combate falando diretamente com ele durante o jogo (companheiro virtual, diga-se de passagem), ou simplesmente trocar os canais de sua tv com um comando de voz, se você não é muito ligado em games.

Uma questão bem interessante do Kinect é que, mesmo na primeira vez que a gente joga, temos a sensação de que já somos craques com ele. Imagino que isso se deva ao fato de não termos que manipular nenhum objeto, mas sim o nosso próprio corpo; o que normalmente fazemos muito bem. Usando novamente o exemplo acima: se você está andando pela rua e um tronco vem rolando em sua direção é mais instintivo pular ou apertar um botão? Pois é! Esse instinto natural vem à tona com o kinect e, naturalmente, a sensação ao jogar é muito mais realista.

Agora, o que vem surpreendendo mesmo é a criatividade e habilidade de alguns para encontrar outras utilidades para os inovadores recursos do Kinect, além das voltadas aos games. Ao perceber que ele é mais que um acessório para diversão, um grupo de estudantes da universidade de Warwick, no Reino Unido, criaram um robô que utiliza o kinect para rastrear e identificar vítimas em áreas atingidas por um desastre.

Massa!!! Foi o que pensei também.

Fiquei ainda mais surpreso quando li a notícia de que uma banda europeia lançou um clipe produzido com o kinect. Achei a proposta muito legal. A banda Moullinex, com o uso do sensor da Microsoft, somado aos recursos do Cinema 4D e do Adobe After Effects (programas de edição de vídeo), gravou o clipe da música “Catalina” de uma forma completamente inovadora. O resultado se tornou algo único, pois pela primeira vez foi possível captar movimentos em 3 dimensões, não como imagem, mas como dados vetorizados de computador, sem o uso de sensores colados ao corpo, podendo esses dados serem manipulados livremente após a captação. Ou seja, o kinect funciona também como um scanner 3D.

A própria Microsoft diz estar produzindo programas e jogos compatíveis com o Kinect para o sistema operacional Windows. Ao que tudo indica, os primeiros lançamentos devem acontecer logo. Com isso, podemos imaginar que vários softwares poderão ter o Kinect como periférico. Imagine poder navegar na internet sem precisar tocar em nada, apenas movimentando as mãos no ar para subir ou descer a página, clicar numa imagem, ou mesmo criar um desenho ou texto num programa específico. Tudo num clima meio “Minority Report” (ficção científica protagonizada pelo ator Tom Cruise, na qual o personagem principal manipula imagens apenas movimentando as mãos em frente a um grande painel).

É inevitável a sensação de que o futuro chegou e de que cada vez mais estaremos interagindo livremente com equipamentos eletrônicos, sem a necessidade de aparelhos junto ao corpo. Bom, fica a expectativa em relação às novidades que estão por chegar e o convite para quem puder experimentar os recursos já existentes. Uma coisa é certa: é diferente e muito divertido.

Abraço e até a próxima.


Jeison Ertel Costa

Publicitário

Núcleo Integrado de Comunicação

UNICRUZ

jertel@unicruz.edu.br