segunda-feira, 20 de junho de 2011

O jovem e a política

             Muita gente considera esse assunto chato, sem graça, com nenhum atrativo. A galera acaba deixando os assuntos políticos de lado e mergulhando somente  no que rola nas baladas e na internet. 
               Isso também é importante na vida de um jovem, mas não pode ser tudo. É bom lembrar que muita gente boa, ligada em política, não necessariamente é careta. Tem muita gente que vai além, estuda  pra valer, é bom parceiro não só pra festa, é ligado na família, não curte nenhum tipo de droga e sonha em ter filhos também muito legais que vão dar grandes alegrias no futuro.
             O lance é ter um projeto de vida  que passa por um monte de coisas. A formação  para o trabalho, para saber viver em sociedade e na sociedade, para ser um bom pai ou uma boa mãe e, principalmente, fazer com que o mundo seja melhor depende de cada um. Claro que não podemos mudar o mundo, mas dá pra mudar o  espaço ao nosso redor.
               Mas onde entra a política nessa história? Pois é, a política não é somente naquele dia que temos que ir votar em algum candidato. Não é somente avaliarmos o mundo pelas notícias que nos mostram, cada vez mais políticos fazendo coisas que envergonham até as paredes. Eles acham o máximo a galera ser desligada dessas coisas, aí fica mais fácil, eles não se incomodam pois ninguém os incomoda. Assim podem ficar onde estão e tudo segue na mesma balada, matando esperanças.
              Agora, se todo mundo se ligar, entender que a vida não é somente uma festa, aí sim  temos chance  de mudar alguma coisa. A festa dos políticos, com o que deveria ser de todos, somente vai terminar quando tivermos  uma posição política, para intervirmos criticamente na nossa sociedade. Afinal, ser questionador está na trajetória histórica do jovem. 



João Veríssimo
Coordenador NIC