terça-feira, 6 de setembro de 2011

Escolhendo seu projeto de vida

O ensino médio é uma etapa muito importante na vida de todos, pois é uma época marcada por várias descobertas e é onde começa a se delinear nossos projetos de vida, principalmente a trajetória profissional. Como é um período de mudanças e escolhas, é natural o surgimento de preocupações e angústias, já que somos cobrados a definições importantes logo quando tudo parece tão confuso, indefinido e complicado.
Apesar dessas dificuldades, escolher a profissão é um momento especial e também pode ser muito divertido, pois é uma intensa aprendizagem a respeito de nós mesmos, nossos gostos e afinidades. É a hora de dedicar um tempo para pensar no que querermos da vida e traçar nossas metas. Ser universitário é adquirir conhecimentos diretamente ligados ao que se escolheu para fazer. A universidade oferece um mundo de possibilidades, relacionamentos e novidades, perfeitamente afinadas ao seu projeto de vida. As responsabilidades e desafios aumentam, mas são acompanhados pelo ganho da independência de gerir nossa vida, nossos planos, decidindo o que se quer e trilhar o caminho para conquistar. Não é à toa que a maioria das pessoas quando se refere ao tempo de faculdade lembra com saudade, considerando a melhor época de suas vidas.
Para quem ainda está indeciso nesse processo, reunir o maior número de informações sobre a graduação que deseja cursar pode ajudar, como também compartilhar as dúvidas com a família. No caso da indecisão persistir, existem profissionais especializados na área de orientação vocacional. Outra forma de diminuir a pressão é saber que a escolha profissional não é necessariamente definitiva, e que mudar não significa que a escolha anterior foi errada. É importante aceitar que o mercado de trabalho se modifica e que a vida profissional será repleta de desafios, e, para não desistir frente aos obstáculos, é necessário gostar da carreira escolhida. A profissão em alta hoje não será necessariamente a mesma daqui a quatro anos, quando você concluir sua graduação. Então, priorize o que lhe traz felicidade e faça desse momento algo prazeroso e que certamente marcará o início de uma época de muito crescimento, desenvolvimento e alegrias.



Um abraço e até mais.

Adriana Medeiros - admedeiros@unicruz.edu.br