quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ultrabook – a nova categoria de aparelho portátil


Para quem já está acostumado com os termos Smartphone, tablet, notebook, netbook, e tantos outros dispositivos móveis, a novidade agora são os ultrabooks. Já ouviu falar? Pois é, esses computadores portáteis ultrafinos prometem uma verdadeira revolução no mercado de PCs.

O equipamento, que deve chegar ao Brasil a partir do próximo ano, foi apresentado pelo vice-presidente de inovação da Intel, Shmuel Mooly Eden, num evento da empresa em São Paulo. Durante a coletiva, Eden afirmou: “Nós acreditamos que a única forma de prever o futuro é criar o futuro"! Gostei da frase.

Além do design ultra fino (menos de 2 cm de espessura) e a capacidade de ligar instantaneamente, os principais avanços estão por conta da performance, velocidade, segurança e baterias de longa duração; sem falar na tela sensível ao toque e reconhecimento de voz e gestos. Com tudo isso, o ultrabook deverá criar uma nova forma de interação com o usuário. "A Intel quer criar a melhor tecnologia possível e fazer com que os desenvolvedores soltem sua imaginação e criem coisas que até hoje a gente só viu nos filmes de ficção científica. Eu acredito que temos tecnologia suficiente para transformar o que a gente chama de ficção científica em engenharia científica", afirma o vice-presidente.

O mais legal vem agora: como exemplo dessa nova maneira de interação entre máquina e usuário, foi apresentada a tecnologia que deverá criar avatares 3D. Pense na possibilidade, a partir dessa nova tecnologia, de você poder provar roupas virtualmente, como em um espelho mágico; ou nos softwares que reconhecem e reagem aos movimentos que criam as expressões do seu rosto em tempo real. Bom, as possibilidades são muitas, principalmente se pensarmos na interatividade em jogos e nas redes sociais. Vamos aguardar pra conferir!

Abraço e até a próxima.

Jeison Costa – Publicitário
jertel@unicruz.edu.br