quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O verde das árvores


Estava refletindo sobre esse título de “rua mais bonita do mundo” que fica em Porto Alegre, a Gonçalo de Carvalho, confesso que fui surpreendida com a informação e orgulhosa, claro, por ela estar no Rio Grande do Sul. Mas deixando o bairrismo de lado, existem lugares mais bonitos, na minha opinião. Sinceramente, ruas cobertas por árvores não considero novidade alguma, para quem conhece cidades mais arborizadas como Curitiba, Maringá, estas no Paraná, e outras tantas até mesmo no Estado. A notícia principal, pra mim foi realmente a valorização do verde! Imagens muito lindas do “corredor verde no meio de prédios” foram publicadas em diversos sites.

As árvores são muitas vezes vistas como “problemas” porque exigem cuidados. Um deles é a poda, o outro, é no próprio plantio, que requer estudos para evitar que algumas espécies com raiz muito grande, por exemplo, danifiquem calçadas e as frutíferas, que podem causar acidentes. Para evitar imprevistos é aconselhável sempre procurar a secretaria de Meio Ambiente de cada cidade antes de escolher a melhor muda, já que um especialista fará a avaliação do local também para evitar que a árvore sofra com a falta de espaço. É uma atitude simples, mas que exige consciência.
A verdade, confirmada pela escolha da rua da Capital, é que as árvores embelezam as cidades. Mas também amenizam o calor, são responsáveis pela absorção de grande volume de água (conforme a proporção de árvores) evitando até mesmo enchentes, devido a falta de escoamento causada pelo asfalto, além das sombras para veículos e pedestres e um ar “mais puro”.
Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é comemorado o dia da Árvore. Então, você já plantou uma árvore? Um bom dia para começar a ajudar o planeta a ficar mais verde, não acha? Mas não precisa ser uma árvore muito grande não, pode ser uma flor, vamos plantar a semente da preservação, admiração e respeito pela natureza. Agora, se puder, plante mesmo e acompanhe ela crescer, vai ser uma experiência incrível!

Obs: e já que ontem foi "Dia do Gaúcho", vamos admirar o que é daqui "sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra" , como diz a letra do nosso hino, e que muitas outras cidades se espelhem na Gonçalo de Carvalho! Fotos da FolhaPress.