terça-feira, 16 de julho de 2013

Do "Dó, Ré Mi, Fá, Sol, Lá, Si" ao "Sa, Re, Ga, Ma, Pa, Dha, Ni"

   O escritor Arthur Schopenhauer um dia disse que a música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende. Será? Realmente fica difícil simplificar dentro da linguagem humana a magia que um conjunto de sonoridades matematicamente organizadas carrega. O fato é a necessidade da música nas nossas vidas. Ter o prazer de tirá-la de algum tipo de instrumento então, seja ele qual for, é um dos sonhos que dividimos com a maioria dos seres humanos, alguns realizam outros apenas apreciam. Guitarra, violão, cavaquinho, pandeiro, gaita, cubana, um berimbau, bateria ou até mesmo o triângulo numa roda de forró. Mas, espera aí, eu pergunto: porque não um instrumento com mais de 3 mil anos de história, que vem do outro lado do planeta, diferente de tudo o que estamos acostumados a escutar por aqui e que nunca mudou sua simples e bela estrutura sonora e visual? Essa foi uma das perguntas que fiz quando me apaixonei pelo som desse eixo feito de bambu com seis furos. A simplicidade deste instrumento que contrasta com a complexidade do som produzido, é capaz de deixar qualquer pessoa que tenha a mente aberta, no mínimo pensativa. Que música é essa? Que tipo de melodia é? De onde vem? Como uma “taquara” pode produzir um som tão cativante? 


   Apresento-lhes o Bansuri!


   O bansuri é uma flauta da Índia feita do Bambu Assam, com normalmente seis furos para os dedos. O comprimento depende da tonalidade, variando desde pequenos tamanhos com sons mais agudos até grandes bansuris com sons graves e profundos. É um instrumento simples e antigo associado com a tradição indiana, ligado a mitologia do amor entre Krishna e Radha, apresentado muitas vezes como a flauta de Krishna. Também é muito representado em diversas pinturas com origens no Budismo desde a antiguidade.
   Compartilho com vocês, além do fascinante som desse instrumento, uma peça improvisada no modo hansadhwani, que é um dos modos(ragas para os indianos) que compõe a estrutura da música clássica indiana, tocada por um dos ícones do instrumento, o bansurista Pandit Hariprasad Chaurasia.


Vagner Geschwind Basso - Publicitário