terça-feira, 2 de julho de 2013

Nelson Mandela: Um líder emblemático contra a segregação racial


 Olá internautas! É novamente um prazer muito grande voltar a falar com vocês. Digo “falar” pois vocês podem interagir comigo e fiquem à vontade para fazer críticas sobre o que escrevo, pois o espaço é de todos nós.
    O texto que preparei para abrir minhas postagens deste ano no Blog do Desafio Papo Cabeça é para contar um pouco mais a vocês sobre Nelson Mandela, um ícone de luta pela liberdade, justiça e democracia em todo o mundo. Um homem à frente de seu tempo, que abriu fronteiras  contra o preconceito.
    O sul-africano Nelson Rolihlahla Mandela  nasceu em 18 de julho de 1918, na cidade de Qunu (África do Sul). Foi um dos mais importantes sujeitos políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo Apartheid, na África do Sul. Se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias, inclusive conquistando o Prêmio Nobel da Paz no ano de 1993.




     Para você que está prestes a fazer o vestibular ou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vale lembrar o que foi o Apartheid, afinal essa pergunta pode cair na sua prova. Atenção para a explicação então: Apartheid foi uma política racial implantada na África do Sul, de 1948 a 1994, na qual a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.
    Devido sua luta contra regime segregacionista do Apartheid, Mandela foi condenado à prisão perpétua em julho de 1964. Depois de quase três décadas preso, foi solto em 1990, por aclamação mundial.
     Em 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública, contudo prosseguiu apoiando a campanha de arrecadação de fundos contra a AIDS chamada "46664", seu número na época em que esteve na prisão.
       Bom, agora que já falei um pouco sobre Mandela, encerro meu texto com uma frase dele: 


"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar."



Hoje (02/07/13), aos 94 anos, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está internado no hospital de Pretória, onde segue em estado crítico mas estável.