quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Para ouvir um blues

Certa feita li que o blues é uma música que surgiu como lamento de escravos negros norte-americanos no início do século XIX. De fato, ouvir certos blues deve ser como cumprir uma jornada exaustiva em uma plantação de algodão sob um frio tenebroso, daqueles que a gente só imagina fazer no Hemisfério Norte. Dolorido.

“Since I’ve been loving you”, dos branquelos ingleses do Led Zeppelin, é, desde sempre, meu blues preferido. Lento, arrastado, ouvi-lo é sempre meio dolente, mas, paradoxalmente, é a ele que recorro para tentar curar essas pequenas dores cotidianas que se abatem em dias cinzentos e em noites pouco iluminadas – ou quando a luz é tão forte que ofusca a visão.

Robert Plant reclama que a vida está um saco (a drag, drag, drag...), acha que algo não está certo. Mas deixa entender que desde que começou a amar sua pequena as coisas estão melhores – o amor é mesmo redentor.

Musicalmente, “Since I’ve been loving you” é um negócio. Diz a lenda que o guitarrista Jimmy Page chegou a desistir após inúmeras tentativas frustradas de gravar o solo – que não é menos que magistral. Só conseguiu após muitas caminhadas pelo estúdio.

Taí: talvez o sentimento do vocalista e a persistência do guitarrista do Led fiquem como uma lição implícita de “Since I’ve been loving you”, uma mensagem subliminar querendo dizer que é preciso sempre amar e acreditar, mesmo quando tudo soe como um blues atormentado, trilha sonora para uma plantação distante no tempo e no espaço onde o algodão se confunde com a neve e queime as mãos de tão frio.


Baby, since I’ve been loving you: http://www.youtube.com/watch?v=flcF4vNa61U

Ricardo Bonfanti
Jornalista - NIC