quarta-feira, 25 de abril de 2012


Teló e Gotye

Olá, pessoal!
Vamos nessa?
Desde a última vez que eu escrevi aqui no blog do Papo Cabeça, o mundo foi tomado de assalto, inadvertida e inapelavelmente. E não foi – felizmente – mais um teste nuclear na Coreia do Norte, nem um ataque terrorista contra o Ocidente, nem um abalo sísmico de grandes proporções que fosse gerar um tsunami de proporções ainda maiores.
Foram não mais que poucas frases, estas:
“Delícia, delícia, assim você me mata
Ai se eu te pego, ai, ai, se eu te pego...”
(E assim por diante).
As frases, a música e a história prescindem de mais informações. Michel Teló foi o hitmaker do verão no Brasil, do inverno na República Tcheca e fez sucesso em grande parte dos países onde as pessoas ouvem rádio, veem TV e acessam a internet. “Ai se eu te pego” ganhou versão em inglês, espanhol, francês, guarani... E a febre ainda nem passou: até estes dias, a música seguia nas paradas do iTunes em nada menos que 11 países europeus e nos Estados Unidos.
            Por aqui, em Cruz Alta, faz algum tempo que eu não ouço nenhum carro com os alto-falantes bradando “ai, ai, se eu te pego...”. Em compensação, vários outros hits do sertanejo universitário e outros ritmos já sucederam a música do Teló, a saber:
            “Eu quero tchu, eu quero tcha, eu quero...”
            “Sou simples, mas eu te garanto, sei fazer o lêlêlê...”
“É meu defeito, eu bebo mesmo, beijo mesmo, pego mesmo...”
            “Taca cachaça, que ela libera...”
            (E assim por diante).

Nem melhor, nem pior, apenas diferente, é outro hit mundial que no Brasil (ainda) não estourou. Gotye é o nome do autor, um músico belga-australiano até então praticamente desconhecido, e “Somebody that I used to know” é o nome da bomba.
O som é outro, a proposta é outra, a ideia é outra, talvez por isso não se tenha visto nenhum boleiro fazendo coreografia. Mas o som do Gotye já encabeça as paradas mundiais, cutucando grandes astros e estrelas, ganhando versões, conquistando fãs no Turcomenistão, mais ou menos como aconteceu com o mato-grossense Teló. Então, confira uma das várias versões de “Somebody that I used to know” no YouTube e, se gostar, coloque-a no CD que você for queimar nos próximos dias com os últimos sucessos. Vai ficar diferente antes do MC Edy Lemond.