sexta-feira, 27 de abril de 2012

FC Start: acima de tudo, a honra

Antes de tudo, acho que preciso me apresentar, correto? Lucas, jornalista, aquariano, canhoto e discreto. Desde outubro estou substituindo a Alice Balbé no Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz e no blog do Desafio Papo Cabeça. No dia-a-dia, minhas preferências de assuntos e de lazer são cinema, música, análises de comportamento e principalmente esportes. E o meu debut por aqui será sobre o meu tema predileto.

Acho fascinante como o futebol é capaz de prender de forma tão intensa os seus adeptos, sejam praticantes ou espectadores. Pessoas trocam de religião, de ideologias políticas e até mesmo de sexo. Só não mudam o time de coração. Uma história em particular retrata a paixão, o heroísmo e a magnitude que este esporte atinge. O livro “Futebol & Guerra”, de Andy Dougan, talvez seja o principal documento sobre a tragédia que uma equipe da Ucrânia sofreu durante a 2ª Guerra Mundial.


A obra revela detalhes sobre o Dínamo de Kiev, time formado por trabalhadores de uma padaria da capital ucraniana no fim da década de 20. Aos poucos, a equipe começa a se profissionalizar e em pouco tempo torna-se um dos principais times do leste europeu. Entretanto, com a chegada das tropas alemãs durante a Guerra, o Dínamo se vê obrigado a suspender suas atividades conforme a Ucrânia vive dias de tensão. Alguns atletas chegam a participar de batalhas, chegando alguns a morrerem ou sofrerem torturas. Após meses de conflitos, parte dos jogadores consegue se reencontrar e fundam o FC Start, união dos ex-jogadores do Dínamo com o Lokomotiv, outro grande clube de futebol da União Soviética. Enquanto o país está tomado pela atmosfera da guerra, o time da Luftwaffe (Força Aérea Alemã) desafia os jogadores do FC Start, estes visivelmente debilitados pelas condições precárias oriundas da repressão.



Sabendo que uma vitória poderia custar suas vidas, a equipe ucraniana passa pelo dilema de proteger sua integridade física – também conhecida como “vida”, ou manter a reputação perante sua própria nação. Bem, a última das partidas do FC Start ficou conhecida como o “Jogo da Morte” e até hoje é uma lição de espírito esportivo. E mais: é a prova do potencial que o futebol tem em interferir nos ideais de uma pessoa.
Apesar da história trágica, o livro é um banho de cultura sobre as proporções da 2ª Guerra nos países do leste europeu. Arrisco a afirmar que nem é necessário gostar de futebol para ler a obra. Determinação, coragem, espírito de coletividade que podem servir de exemplo para qualquer ocasião.

H
á reconstruções audiovisuais deste episódio. Uma delas é o superficial filme “Fuga para a Vitória”, com participações de Sylverster Stallone e Pelé – o curioso é que o craque brasileiro fez uma ponta atuando como um prisioneiro nascido em Trinidad e Tobago. Mas a película “Match” parece ser a grande produção sobre o FC Start. Gravado com o auxílio de mais documentos descobertos e com estreia prevista para maio, o filme parece não ter repercutido muito nos principais países da indústria cinematográfica. Detalhe que a Ucrânia, juntamente com a Polônia, é uma das sedes da Eurocopa 2012 no mês de junho. O trailer foi divulgado em russo e ainda não há tradução para o inglês. Pelo que dá para ver, o protagonista será o goleiro Trusevich, um dos jogadores mais ativos no livro. Resta-nos aguardar o lançamento no ocidente.

Trailer de Match, ainda sem legendas:



Espero que tenham gostado, pessoal. Um abraço!
Lucas Padilha - Jornalista