segunda-feira, 9 de julho de 2012

Celtic x Rangers: Rivalidade centenária dentro e fora de campo


No Brasil, estamos habituados a assistir grandes clássicos estaduais. Grêmio x Internacional, Cruzeiro x Atlético Mineiro e Corinthians x Palmeiras são três dos principais dérbis nacionais. É comum também mundo afora rivalidades envolvendo clubes da mesma cidade ou região: são os casos de Boca Jrs. x River Plate, Manchester Utd. x Manchester City e Milan x Internazionale. Na Escócia, nação pertencente ao Reino Unido, um duelo chama a atenção principalmente pelas circunstâncias que iniciam fora das quatro linhas. Celtic FC e Rangers FC são clubes de Glasgow, maior e mais populosa cidade do país.

Ambos foram fundados no Século XIX e dividem o coração dos escoceses em aspectos territoriais, religiosos e políticos. Enquanto os Hoops (apelido do Celtic devido ao uniforme listrado) possuem a simpatia dos católicos e dos imigrantes irlandeses, os Huns (como são chamados os jogadores dos Rangers) são os favoritos dos protestantes e adeptos da Rainha Elizabeth II, por exemplo. As ideologias chegam a interferir na contratação de jogadores. Desde 1888, ano de fundação do Celtic, as duas equipes transformam o embate em um verdadeiro conflito social. Fazer o sinal da cruz chegou a resultar em multa por ser considerado gesto de provocação. Ingredientes que transformaram o Old Firm no maior clássico do mundo.

Desde o final dos anos 90 eu acompanho o confronto. E sou Celtic. Quando estive na Irlanda, fiquei mais de hora visitando a loja oficial dos Hoops em Dublin. Por lá, percebi que grande parte dos torcedores prefere os clubes de fora. Liverpool e Celtic (que, aliás, são parceiros) são os prediletos. Claro, o esporte mais tradicional dos conterrâneos de Bono Vox é o Rugby, e os principais atletas de futebol atuam em países vizinhos.
Apesar da Escócia estar longe de ser uma potência no futebol, a semana do clássico vira uma guerra: a terra do kilt e da gaita de fole ganha uma atmosfera tensa e que ultrapassa os níveis saudáveis de torcida. O policiamento é reforçado nas ruas e há regiões que, por prevenção, chegam a proibir o porte de bandeiras ou acessórios no vestuário que façam referências a algum clube. Afinal, Celtic e Rangers monopolizam há algum (MUITO) tempo a Scottish Premier League e inclusive cogitam disputar a Liga Inglesa, seguindo o exemplo do Swansea City AFC, equipe do País de Gales.

Embora eu não concorde com o excesso de fanatismo dos torcedores, um dos meus sonhos é assistir um Old Firm no Celtic Park, estádio dos Hoops. Principalmente porque eles cantam You’ll Never Walk Alone, popularizada pelo co-irmão Liverpool, e Just Can’t Get Enough, do Depeche Mode. Convenhamos, bem melhor que Poeira, de Ivete Sangalo, cantada por aqui pela torcida do Flamengo. Deixo aqui um vídeo gravado no meio da torcida do Celtic. Percebam que a atmosfera toma conta e, de certa forma, parece bem politizada, educada. Arrepiante. Essa moda podia pegar no Brasil.



Até a próxima, pessoal!
Lucas Padilha - Jornalista