quinta-feira, 12 de julho de 2012

De olho nos temas de redação para o vestibular


       Além de estar bem preparado com os conteúdos na “ponta da língua” para as questões de múltipla escolha, um vestibulando não pode descuidar da redação. Parte importante, ou até mesmo única do Vestibular, a redação muitas vezes acaba se tornando a vilã dos vestibulandos.
     Aposto que você já se pegou pensando o que escreveria na redação caso o tema for violência, drogas, meio ambiente, política, etc. Isso é perfeitamente normal, já que geralmente nos preparamos para temáticas que estão mais presentes em nosso dia a dia. Mas e se você não tiver muita afinidade com o tema de redação? Saiba que isso pode ser evitado. E a receita é simples: estar bem informado e em dia com a leitura.
    Procure intercalar os seus períodos de estudo dos conteúdos de Biologia, Química, Matemática, etc., com uma leitura mais informativa. Para isso vale dar uma olhada nos principais jornais do Estado, assistir aos noticiários de tv, ouvir rádio e, é claro, visitar os principais sites noticiosos.
      Outra dica é criar desafios sobre diferentes temáticas: simule uma situação em que você terá que escrever sobre um determinado assunto, algo novo, que você acabou de ouvir. Esse exercício além de trabalhar as questões de escrita, também possibilitará que você conheça suas potencialidades e deficiências. Depois de escrever vale sempre buscar um professor de Língua Portuguesa para ler sua redação e pontuar os aspectos positivos e negativos.
       Para finalizar: fique sempre atento à proposta da redação, pois nem sempre o texto solicitado é uma prosa dissertativa. Já houve casos em que o texto solicitado foi uma narração ou até mesmo uma descrição. Então esteja sempre atento ao que se pede no enunciado.
  
Veja um exemplo de proposta de redação do Vestibular de Inverno da Unicruz
 
      Os candidatos que realizaram o Vestibular de Inverno da Universidade de Cruz Alta no dia 07/07/2012 foram avaliados a partir de uma redação cujo tema foi embasado na seguinte frase: “Enquanto os lideres mundiais aprovam um documento de eficácia questionada, prefeitos, empresários e a sociedade civil assumem o comando das soluções para salvar o planeta”. A partir desse fragmento retirado da revista Isto É, de junho de 2012, foram oferecidas seis questões norteadoras a respeito do meio ambiente para que os candidatos desenvolvessem uma redação em prosa dissertativa de no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas.

“Enquanto os lideres mundiais aprovam um documento de eficácia questionada, prefeitos, empresários e a sociedade civil assumem o comando das soluções para salvar o planeta”. Revista Isto É, de junho de 2012

A partir do fragmento de texto acima, redija uma dissertação considerando as seguintes questões orientadoras:

a)     Como você vê a atuação das autoridades governamentais, no que se refere ao encaminhamento das questões ambientais, em termos de Brasil?
b)     As políticas internacionais têm demonstrado preocupação com os desastres ambientais. Um exemplo disso verificou-se na realização do evento Rio +20, ocorrido no Rio de Janeiro há poucos dias. Como você analisa os resultados das ações dessas políticas?
c)      Em relação às questões ambientais, como você avalia o posicionamento contido no fragmento da Revista Isto É.
d)     De que maneira você percebe as relações entre sociedade e meio ambiente?
e)     O que você, como cidadão, faz para contribuir com o meio ambiente?
f)        O que você acha que as pessoas poderiam fazer para minimizar os danos ambientais?