terça-feira, 9 de agosto de 2011

Domine os recursos de sua câmera fotográfica digital


Está a fim de tirar fotos cada vez mais bacanas aprendendo a combinar os principais ajustes de seu equipamento? O site CameraSim permite, através de simulações, entender como os recursos de uma câmera profissional, semi-profissional, ou mesmo caseira, funcionam.

Acesse o site http://camerasim.com/camera-simulator.html. Role a página até aparecer a imagem da menina. Abaixo da imagem estão os recursos que você irá utilizar para simular suas fotos. Vale ressaltar que o site está em inglês. Mas, isso não compromete tanto assim a compreensão das ferramentas.


A dica é selecionar o modo (Mode) manual. Dessa forma, você terá livre acesso às mais variadas combinações dos recursos fotográficos disponíveis. O site abre com uma combinação bem equilibrada desses recursos. Se você clicar no botão Snap Photo (para bater a foto), à direita, logo que abrir a página, verá que a imagem resultante estará adequada em termos de iluminação e foco. O mais interessante agora é começar a alterar a configuração da abertura do diafragma, da velocidade do obturador, do fator ISO e perceber os resultados.

Para explorar os recursos fotográficos, experimente as seguintes dicas:

- A Velocidade do Obturador (Shutter Speed) define o tempo que o obturador ficará aberto, permitindo a entrada de luz no interior da câmera. Velocidades altas (tempos curtos), apesar de proporcionarem a entrada de menos luz, reduzem o registro de rastros provocados pelos movimentos do objeto fotografado. Observe como a imagem do catavento deixa menos rastros conforme você aumenta a velocidade do obturador;

- A Abertura do Diafragma (Aperture) define o tamanho do orifício de entrada de luz na máquina. Naturalmente, quanto maior, mais luz entra. Combinado com a velocidade do obturador, você pode encontrar um ponto de equilíbrio para a iluminação da cena: quanto mais rápida a velocidade do obturador, maior a abertura do diafragma, compensando a falta de luz. Mas isso não é uma regra, apenas uma sugestão. Naturalmente, você pode encontrar outras formas de compor uma boa foto. A abertura do diafragma, no simulador, varia de f2.8 (maior abertura) a f36 (menor abertura); - O ISO indica a sensibilidade do Sensor da máquina à luz. Quanto maior o valor do ISO, mais sensível a máquina ficará (absorverá mais luz). O cuidado é que valores mais altos geram imagens com tendência a ruído, principalmente nas tonalidade mais escuras. ISOs mais baixos, apesar de necessitarem de mais luz, resultam em imagens com menos ruídos (mais limpas e nítidas);

- A distância estabelecida pelo ajuste das lentes da câmera (Focal Lenght), que pode ser interpretado como zoom óptico, além de aproximar o objeto principal da foto, combinado com outros ajustes da máquina, como a abertura do diafragma, ou a própria distância real entre câmera e objeto, pode dar destaque para o primeiro plano da imagem, desfocando o fundo, ou criar uma imagem com profundidade de campo, focando igualmente primeiro plano e fundo. Depois dessas dicas, comece a fazer os testes com a sua máquina virtual. Mas, não esqueça de que esses recursos são apenas suporte para o principal diferencial de uma boa fotografia: a criatividade.

Abração, bons registros e até a próxima.

Jeison Costa – Publicitário
jertel@unicruz.edu.br