segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sacolas plásticas em discussão


Oii pessoal! Já escrevi sobre sacolas plásticas por aqui, mas o assunto foi tema de nova pesquisa no Rio Grande do Sul, também pela Associação Gaúcha de Supermercados, que descobriu que os gaúchos são contra a proibição do uso das sacolas.

Desde aquele post novas discussões foram realizadas em diversos municípios, mas pouca coisa mudou. Na cidade de Santo Ângelo, que havia citado como exemplo aqui da região, o prefeito vetou o projeto de lei que proibiria o uso das sacolas em estabelecimentos comerciais.

O anúncio do resultado da enquete mostra o que já se esperava, as pessoas sabem dos malefícios do plástico no meio ambiente, mas “precisam” dos sacos plásticos para descartar o lixo. Em muitos mercados se vê pessoas com sacolas retornáveis e até mesmo utilizando caixas de papelão para levar as compras para casa. O problema é realmente com o lixo. Sem incentivo às produções de outros materiais que causem menos dano ao meio ambiente e que sejam práticas como as sacolas, por que a população vai querer abolir o plástico?

Essa discussão ainda vai levar anos para ser solucionada, mais ainda para todos aderirem, porém, é uma necessidade. A questão é como realmente fazer para descartar o lixo?

Na região de Cruz Alta, o Corede Alto Jacuí realizou o 1º Fórum de Sustentabilidade que debateu sobre o futuro da região no descarte dos resíduos sólidos urbanos, o nosso lixo de cada dia. Sinal de que há preocupação, o futuro já está aí, bem perto, ainda mais em ações em longo prazo como em defesa do meio ambiente.

E aí, o que ou qual vocês acham que seria a melhor forma?

Dica de como usar jornal para colocar lixo:

http://ecorretosomos.blogspot.com/2010/10/ecorreto-somossaco-de-lixo-de-jornalnao.html

Tempo de decomposição do lixo:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambiente-reciclagem/decomposicao-do-lixo.php