sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Entrevista de emprego

Para se destacar em uma entrevista de emprego primeiramente é importante chegar até a entrevista de emprego, e isso será através do seu currículo. Então, optei por começar nossa conversa sobre esse documento tão importante e que muitas vezes é deixado de lado. Creio que todos os processos seletivos iniciam pela triagem dos inúmeros currículos recebidos nos setores de RH, portanto é ele que carrega a primeira impressão da pessoa dentro de uma instituição. Por isso, é necessário estar bem elaborado, abrindo portas e contribuindo para uma imagem positiva do candidato.


O primeiro cuidado é com a apresentação: deve ser limpo, organizado e com a formatação padronizada. Erros de ortografia nem pensar. Deve ser sucinto e conter apenas informações relevantes para a vaga que você está pleiteando. Mantenha os dados atualizados, para não correr o risco de seu currículo ser selecionado e a empresa não conseguir contatá-lo para participar da entrevista. Ao relatar experiências profissionais ou de estágio, lembre-se de mencionar o período e as principais funções desempenhadas. As atividades e qualificações complementares também devem ser informadas, dando preferência para as que são relevantes para o cargo em questão, então, dispense a aula de balé ou o curso datilografia feito em 1998 (risos).


A preparação para a entrevista também é importante. Antes de comparecer, certifique-se do endereço e saiba quanto tempo levará o trajeto, evitando atrasos e, se possível, chegando ao menos com 10 minutos de antecedência. Buscar informações gerais sobre a empresa pode ser uma boa sacada, vale conferir seu site para isso. Procure usar roupas, perfume e maquiagem (no caso das mulheres) discretos e adequados para a ocasião.


No momento de responder aos questionamentos do entrevistador, sempre procure ouvir com atenção. Algumas oportunidades são perdidas apenas porque as pessoas não escutam o que está sendo perguntado. Fale com clareza e demonstre suas intenções e interesses em trabalhar na empresa, e sempre, sempre olhe nos olhos. Mas, caros leitores, a melhor sugestão que posso dar a vocês é dizer a verdade. Não tente parecer algo que não é, até porque a empresa já tem um perfil em mente que deseja recrutar, e talvez justamente as características que você está tentando esconder serão as valorizadas pelo entrevistador. Não há candidato ruim nem candidato bom, apenas existem pessoas com diferentes habilidades e que são mais ou menos adequadas para determinadas atividades. Se você não for sincero, além de poder passar uma imagem de falta de autenticidade, a empresa criará uma expectativa irreal de suas qualificações, causando talvez um dano muito maior do que o de não ser selecionado para um cargo que não combina com você.



Um abraço,


Adriana Medeiros