segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Segundo semestre


Depois de uma rápida pausa, um recreio espichado, recomeçamos o segundo semestre. Com ele a certeza de que o final do ano está aí. Não parece, mas ele chega muito rápido. Com isso, é necessário não somente passar de ano, mas garantir as médias e depois decidir que rumo seguir.

Todo mundo sabe que a corrida se ganha na largada. No estudo não é diferente. As melhores notas devem ser alcançadas na largada do ano. As primeiras provas já devem garantir aquela “gordurinha” a mais para ter o que queimar quando a situação apertar. Essa é uma estratégia que sempre dá certo. Para quem largou atrás e tem notas a recuperar, é bom que se diga, nada está perdido, mas não dá para dar mole. É hora de recuperar o terreno e garantir logo boas notas.

É hora também de começar a pensar na Universidade. Que curso fazer, que caminho seguir, afinal, o que escolher? Esse é um momento de serenidade, busca, aconselhamento, observação e tranquilidade. Essa escolha deve ser feita pensando, por exemplo, em como será minha vida daqui a dez anos? Tentar enxergar-se como profissional. Não despreze o conselho do pai e da mãe, a final de contas eles conhecem os atalhos da vida e podem ajudar muito nessa decisão. Na verdade, os pais devem ser nossos principais conselheiros. Ninguém como eles têm mais interesse de que as coisas dêem certo.

Então galera, tem muita coisa boa para acontecer. Curtam muito os bons amigos, especialmente, nessa reta final do ensino médio. Depois os caminhos nem sempre vão se cruzar. Esse é um momento único de convivências e alegrias que vão fazer parte da história de cada um. O melhor de tudo é que a chegada na Universidade está cada vez mais perto, e um outro mundo de possibilidades está esperando...


João Verissimo
Jornalista Coordenador NIC-UNICRUZ
verissimo@unicruz.edu.br