terça-feira, 9 de agosto de 2011

Filosofia punk

O Green Day é a melhor banda punk da história, segundo os leitores americanos da revista Rolling Stone. Ao ler a chamada pra essa notícia na internet não pude deixar de lembrar do filósofo Friedrich Nietzsche.


Eu até gosto do Green Day. Ouvi muito o álbum Dookie, uma sucessão de petardos de três acordes pra lá de bacana. E acho comovente o clipe de Wake me up when september ends, música que a nossa colega Rúbia, a noticiarista aqui do Papo Cabeça, curte ainda mais.


Mas daí a dizer que o Green Day é melhor que Ramones, The Clash ou Sex Pistols é fazer Nietzsche debater-se no túmulo. O pensador alemão não entra nessa história por acaso, da mesma forma que aparecia naquelas saudosas conversas de mesa de bar entre meu amigo Everton Maciel e eu. O Everton fez Filosofia e é fã de Nietzsche, o velho Nietz, que é como ele se refere ao cabeção. E ele curtia pra caramba falar sobre o super-homem e outras teorias nietzschianas que eu nunca entendi muito bem.


Pois há uma corrente de pensamento segundo a qual Nietzsche seria uma espécie de precursor do movimento, um proto-punk. Ora, ele foi o pai do niilismo (algo como não acreditar em nada), tinha a ver com o “do it yourself” (faça você mesmo), era avesso ao fato de as pessoas aceitarem as imposições sociais, foi um revolucionário, um contestador – ei, isso tudo não te parece punk? E seguindo essa linha de pensamento, penso que Nietzsche, se estivesse vivo, ficaria entediado ouvindo Green Day. Ele ia gostar do Sex Pistols.


O Everton, com inquestionável propriedade, discorda. “Ele foi bem pesado pra muitas coisas, ao que parece. Mas foi leve pra outras. Tem historiador que diz que ele foi tranquilo, calmo e simpático com as vizinhas velhinhas”, me explica ele, pelo MSN, logo emendando: “Agora, se tu desse Sex Pistols pra ele ouvir, acho que não chamaria de música”.


Seja como for, se essa divagação tiver despertado a vontade de ler mais sobre o velho Nietz e suas nada vãs filosofias e de ouvir Sex Pistols, já terá valido a pena. Ok, Green Day também vale.


Em tempo: meu amigo Everton, quase mestre em Filosofia, escreve em oblogdocapeta.blogspot.com. Vale uma visita.

Ricardo Bonfanti
Jornalista - NIC