terça-feira, 4 de dezembro de 2012

DESAFIO PAPO CABECA 2012 - Entrega da Premiação para a Grande Vencedora

Confira a festa, repleta de muita alegria e vibração, da entrega dos 30 TABLETS e da BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a Equipe ARRIBA, do Colégio Santíssima Trindade, da cidade de Cruz Alta - Grande Campeã do DESAFIO PAPO CABEÇA 2012.

E aguarde, que em 2013 tem muito mais!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

DESAFIO PAPO CABEÇA- Equipe vencedora da Faixa Extra recebe premiação


 
Na manhã desta sexta-feira (23), a equipe Carpe Diem da Escola Hildebrando Westphalen recebeu a premiação por ter conquistado o primeiro lugar da Faixa Extra do Desafio Papo Cabeça 2012. Cada integrante da equipe recebeu um dock station e a Escola um projetor multimídia.
A vice-reitora de Graduação, Sirlei Lauxen e o vice-reitor de Administração, Fábio Dal-Soto, bem como a equipe organizadora do Desafio Papo Cabeça prestigiaram o momento que foi de muita comemoração de todo o Educandário.

 

A diretora, Rosenei Lopes e a coordenadora da equipe, professora Clarissa Nicolodi Dias deram as boas-vindas em nome da Escola e destacaram a revelação de alunos líderes na execução das tarefas do Desafio. A Diretora fez questão de salientar que a Unicruz está sempre presente no Hildebrando Westphalen, seja para a realização de projetos ou para oportunizar momentos de qualificação aos professores do Educandário.

DESAFIO PAPO CABEÇA - Equipe Arriba é a grande campeã

   Foi ar no domingo (18), pela Unicruz Tv, a grande final do Desafio Papo Cabeça 2012. As equipes “A 301 por Hora” da Escola Dionísio Chassot de Tapera e “Arriba” do Colégio Franciscano Santíssima Trindade de Cruz Alta se enfrentaram em um programa emocionante. Os tablets e a biblioteca digital móvel ficaram com a equipe Arriba por apenas uma questão de diferença, mostrando a qualidade da equipe vice-campeã de Tapera, que também levou prêmios: pendrives e um projetor multimídia. No próximo domingo (25), vai ao ar o programa de entrega da premiação à equipe campeã do Colégio Santíssima Trindade.
     Mas não são somente as equipes que participara das gravações dos programas que levaram prêmios. A equipe vencedora da Faixa Extra, disputada paralelamente com jogos on line, vai levar para a escola um projetor multimídia para a Escola e um dock station para cada integrante. O resultado será divulgado amanhã, dia 20.
    A edição 2012 do Desafio Papo Cabeça contou com uma grande mobilização de diferentes setores da Unicruz, com a organização do Núcleo Integrado de Comunicação. A empresa Marcos Gruhn Fotografias Profissionais foi apoiadora.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DESAFIO PAPO CABECA 2012 - Grande Final

Confira a Grande Final que premiou a Equipe Vencedora com 30 TABLETS e 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a escola:

Equipe ARRIBA, do Colégio Santíssima Trindade, da cidade de Cruz Alta, contra a Equipe A 301 POR HORA, da Escola Dionísio Chassot, da cidade de Tapera.


Saiba quem levou a melhor em 2012!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

DESAFIO PAPO CABECA 2012 - 2ª Semifinal

Confira a 2ª Semifinal das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:

Equipe ARRIBA - Colégio Santíssima Trindade, da cidade de Cruz Alta, contra a Equipe THE SMARTS, da Escola Arroio do Tigre, da cidade de Arroio do Tigre.


DESAFIO PAPO CABECA 2012 - 1ª Semifinal

Confira a 1ª Semifinal das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola: 

Equipe A 301 POR HORA - Escola Dionísio Chassot, da cidade de Tapera, contra a Equipe CHALLENGERS, da Escola Arroio do Tigre, da cidade de Arroio do Tigre.

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DESAFIO PAPO CABECA 2012 - Programa 4

Confira o 4º confronto das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:

Equipe ARRIBA, do Colégio Santíssima Trindade, da cidade de Cruz Alta, contra a Equipe PELOTÃO 31, do Colégio Blau Nunes, da cidade de Santa Bárbara do Sul.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DESAFIO PAPO CABECA 2012 - Programa 3

Confira o 3º confronto das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:

Equipe FACCENTRO da Escola Faccentro da cidade de Cruz Alta contra a Equipe CHALLENGERS da Escola Arroio do Tigre da cidade de Arroio do Tigre.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DESAFIO PAPO CABECA 2012 - Programa 2

Confira o 2º confronto das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:

Equipe A 301 POR HORA da Escola Dionísio Chassot da cidade de Tapera contra a Equipe GALÁTICOS da Escola Barão Homem de Mello da cidade de Alto Alegre.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

DESAFIO PAPO CABEÇA 2012 - Arriba e Pelotão 31 disputam última vaga nas semifinais

      As equipes da última chave das quartas de final disputaram, na tarde desta terça-feira (09), uma vaga na próxima fase do Desafio Papo Cabeça 2012. O confronto foi entre as equipes Arriba, do Colégio Santíssima Trindade, de Cruz Alta, e Pelotão 31, do Colégio Blau Nunes, de Santa Bárbara do Sul. O primeiro programa será exibido na Unicruz TV, canal 15 da Net Cruz Alta, neste final de semana. Os vencedores do Desafio levam até 30 tablets pra casa, além de uma biblioteca digital móvel para a escola.

DESAFIO PAPO CABEÇA 2012 - Terceira eliminatória foi gravada na tarde desta segunda-feira

        As gravações do Desafio Papo Cabeça tiveram sequência na tarde desta segunda-feira (08). O confronto foi entre as equipes Faccentro, da Escola Faccentro, de Cruz Alta, e Challengers, da Escola Arroio do Tigre, de Arroio do Tigre. Ambas participaram de provas interativas e responderam questões de conhecimento geral, disputando uma vaga nas semifinais do Desafio. O primeiro programa será exibido neste final de semana na Unicruz TV.

DESAFIO PAPO CABEÇA - O segundo confronto entre as equipes aconteceu na tarde de terça-feira

   
       As equipes de Tapera e Alto Alegre se confrontaram na tarde desta terça-feira (02), em busca de uma vaga para as semifinais do Desafio Papo Cabeça. O confronto entre Galáticos da Escola Barão Homem de Mello e A 301 por Hora da Escola Dionísio Chassot vai ao ar no dia 21.
      Os programas começam a ser exibidos no próximo dia 14 outubro, pela Unicruz TV, canal 15 da Net Cruz Alta.
    Na próxima semana mais quatro equipes vêm até o estúdio da Unicruz TV para disputar duas vagas para as semifinais. Na segunda-feira (08) é a vez de Faccentro (Faccentro – Cruz Alta) x Challengers (Escola Arroio do Tigre) e, na terça-feira (09), Arriba (Colégio Santíssima Trindade – Cruz Alta) x Pelotão 31 (Colégio Blau Nunes – Santa Bárbara do Sul).

domingo, 14 de outubro de 2012

DESAFIO PAPO CABECA 2012 - Programa 1

Confira o 1º confronto das equipes rumo à conquista de 30 TABLETS e de 1 BIBLIOTECA DIGITAL MÓVEL para a sua escola:

Equipe THE SMARTS da Escola Arroio do Tigre da cidade de Arroio do Tigre contra a Equipe BRAIN STORM da Escola Arroio do Tigre da cidade de Arroio do Tigre.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

DESAFIO PAPO CABEÇA- The Smarts e Brain Storm gravaram o primeiro programa ontem à tarde


     Teve início na tarde de ontem segunda-feira (01), a segunda etapa do Desafio Papo Cabeça 2012. Se enfrentaram, no estúdio da Unicruz TV, as equipes The Smarts  e Brain Storm, ambas da Escola Estadual Arroio do Tigre, de Arroio do Tigre.
     Hoje, terça-feira (02), é a vez do confronto entre as equipes Galáticos, da Escola Barão Homem de Melo, de Alto Alegre e A 301 por Hora, da Escola Dionísio Chassot, de Tapera.
     Os programas com os encontros entre as oito equipes classificadas para a segunda etapa do Desafio Papo Cabeça começam a ser exibidos pela Unicruz TV - canal 15 da Net Cruz Alta, no domingo (14).


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

DESAFIO PAPO CABEÇA 2012 – Equipe vencedora da etapa online recebe a premiação


     Vice-reitor de Administração Fábio Dal-Soto e aluno de Arroio do Tigue,
integrante da equipe vencedora da etapa online

      Na manhã da última quarta-feira (19), uma comissão da Universidade de Cruz Alta foi ao município de Arroio do Tigre para realizar a premiação da equipe vencedora da primeira etapa do Desafio Papo Cabeça 2012. A entrega foi no CTG Pousada das Carretas, onde a Escola Estadual Arroio do Tigre preparou uma festa tradicionalista em alusão à Semana Farroupilha. As atividades iniciaram com a apresentação de talentos locais, como danças típicas, músicas nativistas e declamação de poemas.
      A equipe The Smarts levou a melhor no quiz e na produção de um vídeo sobre a Feira das Profissões da Unicruz. Os 30 integrantes levaram uma mochila personalizada e a escola ganhou uma TV LCD 37”. “Eles são bem agitados, sempre em busca de mais conhecimento. Têm tudo para ir longe na competição”, contou a coordenadora dos Smarts, professora Ronise Kremer.
      Quatro equipes da Escola Arroio do Tigre foram inscritas no Desafio Papo Cabeça 2012 e três se classificaram para a próxima etapa, motivo de orgulho para a diretora Roselaine Sebben. “Ano passado ficamos em segundo lugar com a equipe Neurônios EEEMAT e agora temos três equipes nos representando. É muito bom porque eles se envolvem com temas extracurriculares”.
     A comissão do Desafio Papo Cabeça, que contou com a presença do vice-reitor de Administração Fábio Dal-Soto, ainda fez o sorteio dos confrontos entre as equipes que participam da competição na Unicruz TV. As gravações estão previstas para iniciar no mês de outubro.

Confrontos:
The Smarts (Escola Arroio do Tigre) x Brain Storm (Escola Arroio do Tigre)
Galáticos (Escola Barão Homem de Melo) x A 301 por Hora (Escola Dionísio Chassot)
Faccentro (Faccentro) x Challengers (Escola Arroio do Tigre)
Arriba (Colégio Santíssima Trindade) x Pelotão 31 (Colégio Blau Nunes)

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

DESAFIO PAPO CABEÇA 2012 - Definidas as equipes classificadas para a próxima fase

Após o término da fase online, as oito classificadas para a próxima etapa do Desafio Papo Cabeça 2012, já foram conhecidas. As seguintes equipes competem no programa que será gravado no estúdio da Unicruz TV a partir do mês de outubro:

- The Smarts, da Escola Arroio do Tigre (Arroio do Tigre)
- A 301 por Hora, da Escola Dionísio Chassot (Tapera)
- Challengers, da Escola Arroio do Tigre (Arroio do Tigre)
- Brain Storm, da Escola Arroio do Tigre (Arroio do Tigre)
- Pelotão 31, do Colégio Blau Nunes (Santa Bárbara do Sul)
- Arriba, do Colégio Santíssima Trindade (Cruz Alta)
- Faccentro, da Escola Faccentro (Cruz Alta)
- Galáticos, da Escola Barão Homem de Melo (Alto Alegre)

As equipes que não constam entre as finalistas ainda participam da Faixa Extra e concorrem a prêmios. A equipe The Smarts, primeira colocada da etapa já receberá prêmios: 1 televisor para a Escola e mochilas personalizadas para os componentes.

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Competição


Vivemos tempos muito competitivos. Há disputa de  todos  os  tipos  e em  todos os lugares. Somos induzidos  a  competirmos  permanentemente, desde a situação mais  simples até  às  mais   complexas. Há competições  familiares, na  nossa  rua, com nosso  vizinho, de bairro  com  bairro, na  escola   com  os  colegas, entre  turmas, entre  escolas, cidades, estados,  países, nas empresas, no  futebol e em  inúmeras outras  possibilidades. O mundo  é  competitivo.
O período eleitoral, por exemplo, é igualmente uma competição acirrada, emotiva, por  vezes fundamentalista  e  radical.
O problema é que a competição não significa guerra  que  gera desconforto e  consequências  pouco  construtivas. Competir não quer dizer que as pessoas tenham que romper amizades, se tornarem inimigas. Há uma mistura dessas ideias.  Competir é escolher habilidades e talentos que melhor se encaixem em  determinadas  situações.
Não significa, com isso, que  quando  alguém não  é  escolhido  ou não é  o  vencedor  de uma  disputa  esportiva, por  exemplo, seja o  pior  dos  seres, ou  pior  dos  times. Talvez, naquele momento, aquela habilidade não foi comtemplada em detrimento de uma melhor. Isso deve ser compreendido com  equilíbrio . Claro que não é bem assim aceitar uma  perda.
Há sofrimento, mas isso deve remeter sempre a  busca  de  superação  e  aprimoramento, justamente  porque  o  mundo é  assim, competitivo.
Por isso que se diz que é preciso estar pronto paras  as  várias  situações  que  se  apresentam. Estudar, crescer, amadurecer, desenvolver-se, significa, antes de  tudo,  estar  preparado para  a  vida. 
João Verissimo - Jornalista

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Olá pessoal!
Hoje vou dar umas dicas de alguns filmes que acredito que ninguém merece assistir, só para não cair na rotina. São algumas produções que detestei, mas essa é apenas a minha experiência, respeito o gosto das demais pessoas.
Agora, temos que concordar que, independente das preferências, não tem situação pior do que encomendar aquela pizza, fazer aquele brigadeiro de panela e arrumar a sala para ver um bom filme com as pessoas que amamos e, de repente, nos depararmos com uma bomba. É muito chato.
Eu passei por alguns momentos desses com os filmes:
- Coelhos Assassinos (também, pelo nome já daria para sentir o clima);
- Kung Fusão (foi quase engraçado);
- Pelo Amor e pela morte (o nome até que era bom);
- Quarentena (super forçado);
- Amor por contrato (queimação de atores);
- A saga molusco (será que alguém gostou?);
- Cada um tem a gêmea que merece (abacaxi).
Tem vários outros, mas vou ficar por aqui!
Bom final de semana a todos!
Abraço
Mariana de Oliveira Wayhs
Núcleo Integrado de Comunicação – Publicidade
UNICRUZ
55 3321 1552

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

DESAFIO PAPO CABEÇA - Segunda fase é de produção do víde

      Depois do encerramento da primeira fase com o Quiz, a segunda fase da etapa On line  é de produção do vídeo de 30 segundos. As 30 equipes têm até o dia 06 de setembro para a postagem do vídeo no canal do Desafio Papo Cabeça.
     A partir do dia 10 de setembro, os vídeos de todas as equipes serão julgados por uma comissão de profissionais ligados à comunicação e os pontos somados aos resultados das do Quiz. As oito equipes que mais pontuarem nas duas fases serão classificadas para a segunda etapa, com gravação dos programas na Unicruz TV.
      De acordo com o publicitário Jeison Costa, da Comissão Organizadora, a previsão é de que as gravações iniciem no mês de outubro, com enfrentamento de duas equipes a cada programa. O Publicitário lembra que as 22 equipes não classificadas para a segunda etapa seguem disputando a Faixa Extra, que também dá direito a prêmios.

Mais informações (55) 3321-1552
 
Olá pessoal! Vocês gostam de surpresa? Eu adoro ser surpreendida com uma coisa boa, especialmente, com um filme bom. Ganhei esse presente no final de semana quando meu tio indicou uma ótima produção: John Carter: entre dois mundos. No início, nos primeiros minutos, pensei que não iria gostar, mas logo em seguida não consegui nem piscar. Até o finalzinho foi impossível tirar os olhos da tela.
O filme, com aventuras criativas e inusitadas, traz a história de John Carter (Taylor Kitsch), que é transportado para Marte, planeta que está plena guerra. Aos poucos ele vai entendendo o que está se passando e descobre a sua verdadeira missão e lugar no universo.
Entre seres verdes, vermelhos e criaturinhas estranhas, Carter liga fatos da terra com Marte ao encontrar a bela princesa Deja Thoris (Lynn Collins), momento que muda o seu destino para sempre.
Vale a pena conferir logo para começar a semana bem!
Abraço
Mariana de Oliveira Wayhs – Publicitária
mawayhs@unicruz.edu.br

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DESAFIO PAPO CABEÇA – Primeira fase inicia segunda-feira

     Inicia nesta segunda-feira (13), a primeira fase (Quiz) da etapa on line do Desafio Papo Cabeça 2012. Conforme a Comissão organizadora, as provas estarão disponíveis das 6h às 23h59min nos seguintes dias:13 de agosto (segunda);14 de agosto (terça);15 de agosto (quarta);16 de agosto (quinta) e 17 de agosto (sexta).
      Para facilitar para as equipes em possíveis dúvidas sobre a realização das provas, todos esses dias haverá plantão das 8h às 12h e das 13h às 17h30min.  Mais informações pelo telefone (55) 3321 1552.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

O homem mais rápido (e talvez honroso) de todos



Estamos acostumados a assistir cenas histórias ao longo dos Jogos Olímpicos: Gabriele Andersen comoveu o mundo com o seu fim de prova cambaleante em 1984. Vanderlei Cordeiro de Lima da mesma forma. Em 2004, o brasileiro liderava a maratona até o "louco irlandês" Cornelius abraçá-lo em um momento crucial da corrida. O bronze foi coroado com aplausos e uma medalha de honra entregue pelo Comitê Olímpico Internacional. E já temos provavelmente a imagem-marca das Olimpíadas de Londres. Também no atletismo. Mas não durante as competições.

Acostumado a quebrar recordes a cada corrida e mostrando novos parâmetros para os limites do ser humano, Usain Bolt venceu mais uma dos 100 metros rasos. Mais uma medalha de ouro. Mais uma marca olímpica batida. Mais uma previsão (se é que podemos chamar assim) confirmada. Após o feito, hora das entrevistas. A repórter da emissora espanhola TVE aborda o atleta com um inglês bem meia-boca. Relevemos.

De repente, inicia-se no mesmo estádio outra cerimônia de premiação. Sanya Richards-Ross estava no topo do pódio após vencer os 400 metros rasos feminino. Curiosidade: Sanya também nasceu na Jamaica, mas é naturalizada nos EUA. Começa a tocar o hino nacional norte-americano. E a entrevista continua rolando. Continuaria. Bolt não se contém, pede licença para a repórter e vira-se para o lado dos mastros oficiais. Encabulada, ela anuncia que começara a tocar o Star Spangled Banner. Termina o hino, segue o bate-papo.

Bolt é o velocista mais rápido do planeta e, sem sombra de dúvidas, um dos grandes nomes do atletismo. Atitude honrosa, respeitável e humilde de uma pessoa que poderia ser marrento, polêmico e arrogante, mas escolheu não ser. O gesto merece tanta (ou mais atenção) que as proezas que Bolt protagoniza dentro na pista.

O vídeo está disponível em http://www.videolog.tv/video.php?id=812084.


Até a próxima!

Lucas Padilha - Jornalista
(ainda com login emprestado, hehe)

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A vida é um recomeço constante. A cada dia iniciamos uma etapa que não sabemos em que lugar vai chegar, apenas temos a certeza de que precisamos seguir em frente apostando no melhor.

O filme “Compramos um Zoológico” é um retrato da instabilidade dessa trajetória misteriosa que conhecemos como vida. Baseado em fatos reais, ele traz a história da família Mee e do processo de superação do pai Benjamin que, ao perder a esposa, precisa recomeçar com seus dois filhos, uma criança e um adolescente. Essa busca resulta na compra de um zoológico em péssimas condições. Eles contam com a ajuda de funcionários antigos da instituição para colocar tudo em ordem e juntos conseguem reerguê-la.

Recheada de muitos momentos emocionantes, a produção faz pensar sobre como é possível ser guiado para novos caminhos e encontrar em experiências inéditas a força e alegria para seguir em frente.

Vale a pena conferir!

Abraço

Mariana de Oliveira Wayhs – Publicitária

terça-feira, 7 de agosto de 2012

DESAFIO PAPO CABEÇA - Provas começam no dia 13

     Começa no mês de agosto a segunda edição do Desafio Papo Cabeça. Para este ano foram inscritas 23 escolas de 12 Municípios da Região. De acordo com o publicitário Jeison Costa, coordenador da Comissão Organizadora, vão ser 30 equipes disputando a premiação. Ele destaca que nesta edição foram feitas algumas alterações para tornar mais atrativa a competição, uma delas se refere à premiação. “Serão distribuídos mais de 240 prêmios e ainda uma ‘Faixa Extra’ para as equipes que não se classificarem. A campeã vai receber até 30 tablets para os integrantes da equipe. A escola recebe ainda uma biblioteca digital móvel”, explica.
     A primeira etapa do Desafio começa no dia 13. A prova do Quiz, realizada de forma on-line, estará disponível para os participantes do programa das 6h às 23h59min no blog.(desafiopapocabeca.blogspot.com.br). As questões são diárias e de raciocínio lógico, onde os participantes terão um tempo determinado para responder. A coordenação do programa disponibilizará nestes dias um plantão de suporte técnico para atender a eventuais dúvidas dos participantes. O horário de funcionamento será da 8h às 12h e das 13h às 17h30min.
O telefone do suporte
 55 33211552.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Olá equipes do Desafio Papo Cabeça!
Aguardando a primeira missão?
É hora de conferir o teste para sentir o clima da prova!
Será no dia 08/08/2012 e ficará disponível das 6h às 23h59min aqui no blog.
As provas da Primeira Fase(Quiz) da Etapa On-line do Desafio Papo Cabeça estarão disponíveis das 6h às 23h59min nos seguintes dias:
- 13 de agosto (segunda);
- 14 de agosto (terça);
- 15 de agosto (quarta);
- 16 de agosto (quinta);
- 17 de agosto (sexta).
Fiquem de olho no e-mail do Professor Coordenador e Aluno Coordenador! No decorrer do dia de hoje, 06 de agosto, vamos enviar todas as orientações.
O Desafio está quase iniciando!
Preparem-se!
Abraço
Comissão Organizadora Desafio Papo Cabeça

GENTE, O MAIS IMPORTANTE

           

Há um frenesi nas ruas, nos locais de trabalho, nas residências, até nas mesas  de bar, ou  seja , em  todos  os lugares  sempre há  alguém grudado  num celular, num tablet  ou em algumas  dessas engenhocas que não são apenas  sonhos de  consumo, mas são, na  verdade, consumidos à exaustão.
A comunicação, assim como a humanidade, teve um salto de tecnologia inimaginável a menos de 20 anos. Em todo lugar que se vá tem gente por todos os  lados   conectada de  alguma  forma, dentre as tantas  possibilidades, com  alguém. Encurtamos distâncias, aproximamos pessoas, fizemos atalhos e resolvemos  problemas com soluções rápidas. Tudo virtual. A máquina, ou as máquinas, nas suas múltiplas formas são os grandes instrumentos. O emaranhado de tecnologia nos dá a sensação de não precisarmos mais o olho no olho, o contato físico, o calor humano. Atrás dessas facilidades, muitas vezes escondemos também nossas fragilidades.
A tecnologia faz milagres, facilita a vida, é a modernidade transformando hábitos, culturas, comportamentos e o jeito de viver. Mas ela não pode substituir o humano. Atrás de cada máquina há um ser vivo, não podemos abrir mão de ser GENTE.
João Verissimo – Jornalista

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Hoje a dica é uma viagem por um universo que permite transitar por diversos espaços, culturas. Permite a vivência de realidades distantes, confronta a nossa vida com outras, bem diferentes ou, às vezes, semelhantes.
 
Hoje eu proponho mais uma viagem por uma produção cinematográfica, baseada em fatos reais, que mostra uma face fundamental do cinema, o poder de denunciar coisas terríveis que acontecem pelo mundo.

O filme em pauta leva o título Redenção, que traz a trajetória de Sam Childers, ex-motoqueiro e traficante que acaba convertendo-se ao Cristianismo e modificando completamente o sentido de sua vida. Ele aceita o chamado para uma missão de paz no Norte da Uganda e Sudão do Sul e lá encontra o verdadeiro propósito de sua existência: lutar para libertar as crianças aprisionadas pelo ditador Kony e seu exército, acusado de repetidas atrocidades contra civis na África.

Sam e esposa fundam o orfanato na zona de Guerra do Sudão, no qual abrigam centenas de crianças resgatadas. Essa luta continua até os dias atuais.

Vale a pena ver, pensar e refletir sobre como é possível modificar realidades e lutar por justiça.

Um ótimo final de semana a todos!

Abraço

Mariana de Oliveira Wayhs – Publicitária

terça-feira, 31 de julho de 2012

Ganas de vivir


Em tempos de Coxilha Nativista, este grande evento que Cruz Alta sabe fazer com maestria e que abarca o melhor da música nativista do Rio Grande do Sul, recorro a um músico gaúcho que, assim como eu, nunca deve ter montado num cavalo nem vestido uma bombacha. Wander Wildner, no entanto, já fez uma milonga, “Amigo punk” – urbana e debochada, mas ainda assim uma milonga. E ele é adepto dos violões e, volta e meia, também das gaitas, embora musicalmente viaje mais: México, Berlim, depois o retorno ao pampa. Um gaúcho viajante, um hippie punk rajneesh, pero um gaúcho.

Wander é o cara que não consegue ser alegre o tempo inteiro, que tem uma camiseta escrito “Eu te amo”, que queria morar em Beverly Hills, “numa mansão de um milhão e quinhentos mil”, que vai se entorpecer bebendo vinho e seguir só o seu caminho, mas que também quer “embebedar o medo de arriscar e navegar em mares de cerveja”. O bardo gaúcho também acredita em milagres e tem ganas de vivir:
“Caminhando pela vida eu vou
Caminhando pela vida eu vou
Pensando num amor
Em busca deste amor
Com a ilusão de ver
A minha vida florescer”

Wander Wildner, dentes tortos, tem razão. É impossível viver sem ganas de vivir. E está dado o recado.

P.S.: Gente boa, o Wander disponibilizou sua discografia para download gratuito. Confere lá: http://www.wanderwildner.com.br/

Um grande abraço a quem fica!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Quais brasileiros merecem atenção nas Olimpíadas de Londres?

A nossa nação sempre revela boas surpresas em Jogos Olímpicos. Faltando três dias para a cerimônia de abertura no Estádio Olímpico de Londres, preparei uma breve lista com as modalidades que podem ter brasileiros no pódio.

Atletismo: Fabiana Murer no salto com vara é um bom nome. Marilson dos Santos terá que suar muito para superar os quenianos na maratona.

Boxe: Everton Lopes (até 64kg) e Esquiva Florentino Falcão (até 75kg) apontam como favoritos em suas categorias.

Futebol (masculino): “Jogamos como nunca, perdemos como sempre”. A frase geralmente é usada pela Seleção Mexicana, mas também cabe à nossa Seleção sub-23. Sempre favorita, os jovens tentam o primeiro ouro olímpico. Em 2012, contamos com atletas que são destaques em seus clubes: Neymar, Ganso, Lucas Moura, Alexandre Pato, Oscar e Leandro Damião são apenas alguns dos nomes convocados por Mano Menezes. Por outro lado, é bom ficar de olho nas fortes equipes da Espanha, do Uruguai e dos anfitriões britânicos.

Futebol (feminino): A prata em Atenas e Pequim está preso na garganta. Formiga, Cristiane e a craque Marta estavam nos fracassos anteriores e agora tentam mais uma vez a redenção. Eu não sou muito adepto do futebol feminino, exceto se a Hope Solo, goleira dos EUA, estiver em campo.

Ginástica: Eu aposto em um bom desempenho de Arthur Zanetti (argolas), Diego Hypolito (solo) e Jade Barbosa (salto). Mas é bom ter cuidado com o excesso de fichas apostadas, como aconteceu com Daiane dos Santos em Atenas.

Hipismo: Depois do ouro no salto individual em 2004 e do doping identificado no cavalo Rufus em 2008 será que vai, Rodrigo Pessoa? Eu confio.

Judô: Talvez seja a principal esperança de ouro para o Brasil. A dupla Leandro Guilheiro (até 81kg) e Mayra Aguiar (até 78kg) fazem a frente da delegação. Leandro Cunha (até 66kg), Tiago Camilo (até 90kg), Sarah Menezes (até 48kg) Érika Miranda (até 52kg) e Rafaela Silva (até 57kg) também são ótimos nomes e podem pintar no topo do pódio. É uma modalidade que me agrada desde o tempo de Aurélio Miguel. O gaúcho João Derly, que recentemente se aposentou, também ganhou a minha torcida, mesmo com a eliminação precoce em Pequim. Que os ippons nos tragam conquistas em Londres!

Natação: César Cielo é o grande nome dos 50m e 100m livre. Ouro em 2008, ele deve repetir o feito em Londres com certa folga. Quem sabe o Thiago Pereira, em 200m e 400m medley.

Vela: Multicampeões na vela, Torben Grael e Robert Scheidt não podem ficar de fora desta lista. É a modalidade que mais rendeu medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos: 16 no total. Seis delas de ouro.

Vôlei (masculino e feminino): As chances são grandes nas duas categorias. A hegemonia do vôlei masculino ainda remanesce, embora Sérvia, Rússia e Polônia possam assustar. Já para as meninas, os embates mais esperados são contra China, EUA e Itália. Mesmo assim, acredito em dois ouros.

Vôlei de Praia: Brasil = Praia. A principal imagem que os gringos têm de nosso país são também grandes expectativas de pódio. Nas areias, a duplas Alison-Emanuel e Larissa-Juliana vêm brilhando e são os grandes favoritos.

Esses são os principais expoentes, em minha opinião. Algumas zebras podem aparecer, como o basquete, o remo, além de mais representantes nas lutas, natação e atletismo. Ficamos na torcida para que fiquemos bem posicionados no quadro de medalha e nossos atletas façam bonito na Terra da Rainha.

Até a próxima!
Lucas Padilha - Jornalista

quarta-feira, 18 de julho de 2012


Hoje a dica é para aquelas pessoas que adoram um bom romance. Você gosta de derramar algumas lágrimas básicas em filmes? Então está na hora de ver “Um dia.” Essa bela produção traz a história de Emma (Anne Hathaway) e Dexter (Jim Sturgees), jovens que se encontram na faculdade e têm suas vidas interligadas no decorrer de 20 anos. Em meio a encontros e desencontros várias coisas surpreendentes acontecem, promovendo reflexões sobre o tempo e a fragilidade das relações humanas. 


Esse filme faz pensar sobre como as coisas podem mudar a qualquer momento e como as escolhas determinam o nosso destino. 

Pensando bem sobre ele, fica claro que às vezes fazemos questão de não enxergar a felicidade que está bem ao lado. Preferimos escolher os caminhos mais complicados perdendo um tempo precioso para viver o momento.

Vamos ver se você também enxergará por esse ângulo?

Bom filme! Não esqueça da pipoca e do pinhão, o clima frio pede.

Abraço
Mariana de Oliveira Wayhs – Publicitária

quinta-feira, 12 de julho de 2012

De olho nos temas de redação para o vestibular


       Além de estar bem preparado com os conteúdos na “ponta da língua” para as questões de múltipla escolha, um vestibulando não pode descuidar da redação. Parte importante, ou até mesmo única do Vestibular, a redação muitas vezes acaba se tornando a vilã dos vestibulandos.
     Aposto que você já se pegou pensando o que escreveria na redação caso o tema for violência, drogas, meio ambiente, política, etc. Isso é perfeitamente normal, já que geralmente nos preparamos para temáticas que estão mais presentes em nosso dia a dia. Mas e se você não tiver muita afinidade com o tema de redação? Saiba que isso pode ser evitado. E a receita é simples: estar bem informado e em dia com a leitura.
    Procure intercalar os seus períodos de estudo dos conteúdos de Biologia, Química, Matemática, etc., com uma leitura mais informativa. Para isso vale dar uma olhada nos principais jornais do Estado, assistir aos noticiários de tv, ouvir rádio e, é claro, visitar os principais sites noticiosos.
      Outra dica é criar desafios sobre diferentes temáticas: simule uma situação em que você terá que escrever sobre um determinado assunto, algo novo, que você acabou de ouvir. Esse exercício além de trabalhar as questões de escrita, também possibilitará que você conheça suas potencialidades e deficiências. Depois de escrever vale sempre buscar um professor de Língua Portuguesa para ler sua redação e pontuar os aspectos positivos e negativos.
       Para finalizar: fique sempre atento à proposta da redação, pois nem sempre o texto solicitado é uma prosa dissertativa. Já houve casos em que o texto solicitado foi uma narração ou até mesmo uma descrição. Então esteja sempre atento ao que se pede no enunciado.
  
Veja um exemplo de proposta de redação do Vestibular de Inverno da Unicruz
 
      Os candidatos que realizaram o Vestibular de Inverno da Universidade de Cruz Alta no dia 07/07/2012 foram avaliados a partir de uma redação cujo tema foi embasado na seguinte frase: “Enquanto os lideres mundiais aprovam um documento de eficácia questionada, prefeitos, empresários e a sociedade civil assumem o comando das soluções para salvar o planeta”. A partir desse fragmento retirado da revista Isto É, de junho de 2012, foram oferecidas seis questões norteadoras a respeito do meio ambiente para que os candidatos desenvolvessem uma redação em prosa dissertativa de no mínimo 20 linhas e no máximo 40 linhas.

“Enquanto os lideres mundiais aprovam um documento de eficácia questionada, prefeitos, empresários e a sociedade civil assumem o comando das soluções para salvar o planeta”. Revista Isto É, de junho de 2012

A partir do fragmento de texto acima, redija uma dissertação considerando as seguintes questões orientadoras:

a)     Como você vê a atuação das autoridades governamentais, no que se refere ao encaminhamento das questões ambientais, em termos de Brasil?
b)     As políticas internacionais têm demonstrado preocupação com os desastres ambientais. Um exemplo disso verificou-se na realização do evento Rio +20, ocorrido no Rio de Janeiro há poucos dias. Como você analisa os resultados das ações dessas políticas?
c)      Em relação às questões ambientais, como você avalia o posicionamento contido no fragmento da Revista Isto É.
d)     De que maneira você percebe as relações entre sociedade e meio ambiente?
e)     O que você, como cidadão, faz para contribuir com o meio ambiente?
f)        O que você acha que as pessoas poderiam fazer para minimizar os danos ambientais?